Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequência no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.
  • O manuscrito não está publicado, tampouco está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (".doc", ".docx").
  • As citações e as referências bibliográficas encontram-se de acordo com as normas APA.
  • Todos os autores do manuscrito encontram-se listados na página de submissão, com devidos e-mails e instituições de afiliação.
  • Os autores estão cientes e concordam com o pagamento da taxa de publicação caso o artigo seja aceito.
  • Declaração de anuência assinada por todos os autores. Baixe o modelo aqui

Diretrizes para Autores

Normas para publicação da Revista Eletrônica Teccen

Esta publicação usa o software CopySpider para detectar plágio pela internet. Qualquer manuscrito que apresente percentual entre 3.0 e 5% poderá ser rejeitado e todos aqueles que apresentarem percentual de similaridade acima de 4% serão automaticamente rejeitados.

Informações gerais

Tipo de arquivo

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (".doc", ".docx").

Layout: tamanho A4, margens superior e inferior 2,5cm e esquerda e direita 3,0cm.

 

Fonte / Espaçamento / Total de palavras

Os manuscritos deverão ser enviados com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo, contendo um número máximo de 50.000 palavras, excluindo Título, Nome dos autores e afiliações, Resumo/Abstract, Referências, Figuras, Tabelas e Anexos.

 

Numeração de páginas

As páginas do manuscrito deverão ser numeradas na margem inferior direita, com início na página de título – número ‘1’.

 

Página de Título e Identificação (1ª. Página)

Título em língua portuguesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Título em língua inglesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Autores – identificar o nome completo de cada autor sem titulação, seguido, sem espaçamento, de um expoente (número sobrescrito) que indique a afiliação do autor. Identificar com um asterisco sobrescrito o autor responsável pela correspondência relacionada ao artigo.

Nota: A Revista Teccen sugere o número máximo de 6 (seis) autores por manuscrito. Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial. Caso necessário, será solicitada a correção.

Observações: Nas demais páginas do manuscrito (exceto na página de título) não poderão constar informações que possam identificar a origem ou autoria do artigo.

Afiliações – identificar a afiliação institucional/vínculo de cada autor na seguinte ordem: Unidade/ Instituição/ Cidade/ Estado/ País;

*Contato para correspondência: incluir nome, afiliação, endereço, telefone, e e-mail. Observação: deve ser escolhido apenas um autor para esta finalidade.

 

Página de Resumo / Palavras-chave (2ª. Página)

O Resumo (em língua portuguesa) deve ser escrito em no máximo 350 palavras, em página separada da 1ª. página por quebra de página. Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser usadas. O Resumo deve estar estruturado em um único parágrafo, sem divisões, mas abrangendo introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, e considerações finais.

Palavras-chave: termos de indexação ou palavras-chave (máximo seis), separadas por ponto vírgula (;) e iniciadas com letras maiúsculas.

 

Página de Abstract / Keywords (3ª. Página)

O Abstract (resumo em inglês) deve ser escrito em no máximo 350 palavras, em Inglês (Abstract) em página separada da 2ª. página por quebra de página.

Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser usadas. O Abstract deve estar estruturado em um único parágrafo sem subdivisões, mas abrangendo a introduction (Introdução), materials & methods (Materiais e Métodos), results (Resultados), discussion (Discussão) e final Considerations (Considerações finais).

Keywords (Palavras-chave): termos de indexação ou palavras-chave (máximo seis), em Inglês, separadas por ponto vírgula (;).

 

Corpo do texto:

O Corpo do texto deve ser dividido nos seguintes tópicos sem numeração: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Considerações finais.

Introdução: deve informar sobre o objeto investigado e conter os objetivos da investigação, suas relações com a área e os motivos que levaram o(s) autor(es) a empreender o estudo.

Materiais e Métodos: devem relatar de forma objetiva e concisa a delimitação espacial e temporal do estudo, a subpopulação estudada, os materiais utilizados como ferramenta de trabalhos, os métodos e protocolos empregados para as análises. Em situações onde as investigações envolvam análises estatísticas, estas devem estar situadas neste ponto, como último parágrafo do tópico denominado Materiais e Métodos.

Resultados: Esta sessão deve apresentar de forma objetiva e direta os resultados do estudo, incluindo a análise estatística. Quando forem relatados resultados numéricos estes devem conter duas casas decimais. Médias devem ser apresentadas seguidas do desvio padrão e intervalo de confiança, quando aplicável. Valores estatísticos (como “p”) devem ser apresentados da seguinte forma: p menor ou igual a 0,01 (p ≤ 0,01); p entre 0,01 e 0,05 deve ser apresentado como o valor obtido diretamente do cálculo estatístico, por exemplo, p = 0,04; p maior ou igual a 0,05 (p≥ 0,05).

Discussão: os autores devem interpretar os resultados frente aos conhecimentos já existentes e disponíveis sobre o estudo.

Agradecimentos: Tópico não obrigatório, podendo ser incluído, de forma concisa, no final do texto, antes das Referências, especificando, por exemplo: órgão de fomento de bolsas de estudos e colaboração de pessoas que merecem reconhecimento (aconselhamento e assistência). A responsabilidade da exposição nominal contida nos agradecimentos é dos autores, devendo apresentar permissão documentada das pessoas cujos nomes são mencionados nos Agradecimentos.

Fonte de financiamento: Sempre que houver uma fonte ou agência financiadora da pesquisa, a mesma deverá ser citada após os agradecimentos, antes das referências.

Comitê de Ética: Toda pesquisa utilizando pessoas e animais deve obrigatoriamente apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética da Instituição responsável pela pesquisa. O nome do Comitê de Ética, da Instituição e o número do protocolo aprovado devem constar apenas nesta seção e não corpo do texto.

 

Referências Bibliográficas:

Será considerado um número máximo de 50 (cinquenta) referências.

As referências devem ser claras e uniformes, seguindo o padrão da  APA – American Psychological Association –2001.

Deve-se colocar nas citações os nomes do autor entre parênteses, por  exemplo,  (Carvalho,  1984),  (Souza  &  Silva,1991),  (Sternberg  & Gardner,  2003)  ou  datas  entre  parênteses,  por  exemplo,  Knuth  (1984),  Smith  e  Jones (1999).

A  lista  de  referências  completa  deve  ser  apresentada  no  final  do  texto  e  por ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

Para trabalhos de três a cinco autores, se for a 1º citação usar Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto &Bonadio (2004) ou (Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto&  Bonadio,  2004). Nas  Citações subsequentesa  referência  deve  ser  da  seguinte  forma Alves Filho et al. (2004) ou (Alves Filho et al., 2004).

Para  trabalhos  de  seis  ou  mais  autores  citar  apenas  o  sobrenome  do  primeiro autor  seguido  de et  al. e  da  data de publicação,  e  nas  referências  acrescentar  todos  os autores.

Sugerimos a utilização de um programa de edição de citações como o EndNote (gratuito pela internet)

Somente as meta análises poderão ultrapassar as 50 referências por manuscrito.

Tabelas, Figuras e Anexos: Serão aceitas no máximo dez (10) figuras, quadros e tabelas. Devem ser mencionados no texto e só devem ser incluídos no caso de acrescentarem valor aos resultados apresentados, ou se forem essenciais para a ilustração de um ponto.

Tabelas: devem conter apenas linhas horizontais para a separação de suas seções principais, devem conter títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (tabela 1, tabela 2...) e inseridas no final do texto (para cada tabela, uma respectiva página).

Quadros: devem conter margem superior e inferior e linhas verticais lateralmente, em ambos os lados. Podem conter linhas horizontais, para a separação de suas seções principais. Devem conter títulos numerados, consecutivamente, com algarismos arábicos (quadro 1, quadro 2...) e inseridos no final do texto (para cada quadro, uma respectiva página).

Figuras: as figuras (Gráficos, Esquemas, Exames RX, Fotos) devem ser numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto (figura 1, figura 2...). As imagens devem ser enviadas em formato de arquivo “jpg” com uma resolução mínima de 300dpi. Devem ser inseridas no final do texto (para cada figura, uma respectiva página). Cada legenda deve acompanhar a respectiva figura. As legendas das figuras devem estar em espaço duplo e explicar todos os símbolos e abreviações.

Nota: Com base na Lei de Direitos Autorais - No. 9610/98 – Ministério da Cultura, a Revista de Saúde (R. Saúde) não autoriza o envio de Tabelas, Figuras e Anexos publicados em outras revistas ou livros.

 

Processo de submissão

Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequencia no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.

Ao submeter um manuscrito para publicação, os autores devem enviar, por via eletrônica, como documento(s) suplementar(es):

1) Carta de encaminhamento do material, contendo as seguintes informações:

a) Nomes completos dos autores;

c) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, número de telefone e nome da Instituição que emitiu o parecer do Comitê de Ética (para os casos que se aplica).

2)Declaração de conhecimento das Orientações dos Atos Normativos do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde sobre a Resolução 196/96 e Resolução CNS no.466/12. (Para os casos em que isto se aplica)

3) Declaração de anuência assinada por todos os autores, com o número de CPF, indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Revista TECCEN.

Taxa de Publicação

A Teccen cobra uma taxa de publicação a ser paga pelos autores de artigos ACEITOS. Uma vez que os autores recebam a comunicação de que seu artigo foi aceito, a taxa, no valor de R$ 40,00, deverá ser paga pelo sistema de submissão online. Um link para pagamento através de PayPal  é disponibilizado para o autor. Todos os artigos que forem aceitos deverão realizar o pagamento da taxa antes da publicação ser efetivada.

Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria da Editora (24) 24718367 ou pelo email editorauss@universidadedevassouras.edu.br

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.