Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • TODOS os coautores foram listados na seção METADADOS no momento da submissão.
    O manuscrito tem, no máximo seis (06) autores.
  • Todos os autores devem ter o cadastro no ORCID, para cadastro, acessar o link https://orcid.org/register. Ele deve ser incluído também no arquivo original junto com a afiliação dos autores.
  • O termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para todos os estudos envolvendo seres humanos e animais foi anexado na sumissão.Em caso de pesquisa envolvendo seres humanos, os autores devem anexar o parecer do CEP.
  • Os autores estão cientes e concordam com o pagamento da taxa de publicação a ser quitado caso o manuscrito seja aceito.
  • Acesse aqui o modelo de formatação para enviar o seu manuscrito.
  • Declaração de anuência assinada por todos os autores. Baixe o modelo aqui

Diretrizes para Autores

Normas para publicação da Revista de Saúde (R. Saúde)

Informações gerais

Para consolidar as mudanças realizadas na Revista de Saúde foram reformuladas as normas de publicação e diretrizes de seleção de trabalhos em função da inserção de novas formas de contribuição, apresentadas a seguir:

- Serão aceitos artigos em português e Inglês. Os artigos devem ser submetidos na língua portuguesa com título e resumo em inglês e quando submetidos em inglês com titulo e resumo em português.

- Artigo Original: Artigos científicos inéditos e comunicados científicos serão publicados em ordem cronológica de aprovação – assim como todos das sessões abaixo.

- Atualização da Literatura: corresponde a um artigo no qual é levantado o estado da arte de algum tema relevante e inovador na área de medicina interna, cuja abordagem deve ser suficientemente crítica e capaz de identificar avanços, lacunas e desafios científicos no tema, à luz da literatura nacional e internacional. Trabalhos de revisão sistemática e meta- análise podem ser incluídos nessa categoria de artigo. No máximo 4 por edição. Também podem ser incluídos nesta categoria os levantamento de dados feitos pelo DataSUS. No máximo 5 por edição.

- Relatos de Caso: Relatos de casos inéditos e complexos, de importância para área de Medicina Interna. No máximo 5 por edição.

- Ponto de Vista: Comentários sobre determinado problema ou doença. - Publicado à convite.

- A Beira do Leito: Como o médico deve abordar doenças diante de paciente internado em enfermarias.

- Urgência e Emergência: Artigos relacionados ao tema de urgência e emergência médica: catástrofes, acidentes com inalação de substâncias tóxicas, procedimentos operatórios, etc.

A submissão dos manuscritos para a Revista de Saúde (R. Saúde) deverá ser feita por via eletrônica, através do site:

http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RS/about/submissions#onlineSubmissions

O manuscrito não deve: estar publicado, ou em avaliação para publicação em outro periódico;

É essencial carregar os seguintes documentos: 

  • Aprovação de CEP para todos os trabalhos envolvendo seres vivos
  • TCLE assinado pelo paciente ou pelo proprietário dos animais.

A Revista de Saúde cobra uma taxa de publicação para artigos aceitos.

Esta publicação usa o software CopySpider para detectar plágio pela internet. Qualquer manuscrito que apresente percentual entre 3,0 e 4,0% poderá ser rejeitado e todos aqueles que apresentarem percentual de similaridade acima de 4% serão automaticamente rejeitados.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Nota: Quando o conteúdo do manuscrito já tiver sido apresentado em uma comunicação preliminar, em Simpósio, Congresso, etc., deverá ser citado como nota de rodapé na página de título.

Preparação do manuscrito

Formato para envio:

  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (".doc", ".docx").
  • Times New Roman 12
  • Layout: tamanho A4, margens superior e inferior 2,5cm e esquerda e direita 3,0cm.
  • Espaçamento duplo
  • Sem numeração de tópicos
  • Páginas numeradas na margem inferior direita
  • Ordem: Título em Português, Título em Inglês, Resumo, Abstract
  • Introdução
  • Material e Método
  • Resultados
  • Discussão
  • Referências (NORMA VANCOUVER)

Modelo de formatação para download aqui: Modelo de submissão

Página de Título e Identificação (1ª. Página)

A página de Título e Identificação, numerada com algarismos arábicos ‘1’, no rodapé, canto direito, deverá conter:

Título em língua portuguesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Título em língua inglesa (não deve ser colocado em caixa alta);

Autores – identificar o nome completo de cada autor sem titulação, seguido, sem espaçamento, de um expoente (número sobrescrito) que indique a afiliação do autor. Identificar com um asterisco sobrescrito o autor responsável pela correspondência relacionada ao artigo.

Nota: A Revista de Saúde (R. Saúde) sugere o número máximo de 6 (seis) autores por manuscrito. Artigos com número superior a 6 (seis) serão considerados exceções e avaliados pelo Conselho Editorial. Caso necessário, será solicitada a correção.

Observações: Nas demais páginas do manuscrito (exceto na página de título) não poderão constar informações que possam identificar a origem ou autoria do artigo.

Afiliações – identificar a afiliação institucional/vínculo de cada autor na seguinte ordem: Unidade/ Instituição/ Cidade/ Estado/ País;

*Contato para correspondência: incluir nome, afiliação, endereço, telefone, e e-mail. Observação: deve ser escolhido apenas um autor para esta finalidade.

 

 Página de Resumo /Abstract 

O Resumo (em língua portuguesa) e o Abstract (em língua inglesa) deve ser escrito em no máximo 250 palavras.

Palavras-chave / Keywords : termos de indexação ou palavras-chave (máximo seis), separadas por ponto vírgula (;) e iniciadas com letras maiúsculas.

Nota: Quando o manuscrito envolver trabalhos direcionados para a área da saúde, a Revista de Saúde orienta a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) para consulta aos termos de indexação (palavras-chave) a serem utilizados no artigo. Consulte: http://decs.bvs.br/ e MeSH

 

Comitê de Ética

 Toda pesquisa utilizando pessoas e animais deve obrigatoriamente apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética da Instituição responsável pela pesquisa. O nome do Comitê de Ética, da Instituição e o número do protocolo aprovado devem constar apenas nesta seção e não corpo do texto.

Referências Bibliográficas

Será considerado um número máximo de 50 (cinquenta) referências. A Revista de Saúde utiliza a norma Vancouver de citações e referências bibliográficas: As citações das referências devem ser mencionadas no texto em sequência numérica, em numerais arábicos sobrescritos de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, sem datas. As referências devem seguir as orientações publicadas em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Um resumo das instruções em português pode se acessado clicando aqui.

 

Tabelas, Figuras e Anexos

Com base na Lei de Direitos Autorais - No. 9610/98 – Ministério da Cultura, a Revista de Saúde (R. Saúde) não autoriza o envio de Tabelas, Figuras e Anexos publicados em outras revistas ou livros que não autorizam a reprodução.

 

Processo de submissão

Para submeter um manuscrito à avaliação para publicação todos os autores do manuscrito devem estar cadastrados no sistema aberto de publicações do periódico, e apenas um dos autores deve realizar login e dar sequencia no processo de submissão do manuscrito acessando o link: nova submissão, na página do usuário.

Ao submeter um manuscrito para publicação, os autores devem enviar, por via eletrônica, como documento(s) suplementar(es):

1) Carta de encaminhamento do material, contendo as seguintes informações:

a) Nomes completos dos autores;

c) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, número de telefone e nome da Instituição que emitiu o parecer do Comitê de Ética (para os casos que se aplica).

2)Declaração de conhecimento das Orientações dos Atos Normativos do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde sobre a Resolução 196/96 e Resolução CNS no.466/12. (Para os casos em que isto se aplica)

3) Declaração de anuência assinada por todos os autores, com o número de CPF, indicando a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito e transferência de direitos autorais (copyright) para a Revista de Saúde.

 

Taxa de Publicação

As Revistas Online da Universidade de Vassouras passaram a cobrar uma taxa de publicação a ser paga pelos autores de artigos ACEITOS.

Uma vez que os autores recebam a comunicação de que seu artigo foi aceito, a taxa, no valor de R$ 80,00, deverá ser paga pelo sistema de submissão online.

Um link para pagamento através de PayPal já está disponível para uso. 

Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria da Editora (24) 24718372

editorauss@universidadedevassouras.edu.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.