A importância da composição da massa asfáltica para um bom desempenho

Autores

  • Luanderson Teles Pereira
  • Pedro Paiva da Costa Nóbrega
  • Diego Henrique Motta Eiras
  • Gustavo José da Costa Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1324

Palavras-chave:

Asfalto, Filler, Ligante asfáltico, Massa asfáltica.

Resumo

O presente artigo aborda os tipos de composição asfáltica existentes e a resistência que possuem em estradas de grande movimentação. O que define a resistência de uma massa asfáltica é a qualidade de materiais empregados bem como a quantidade de todos os materiais utilizados aliados a técnicas desenvolvidas por engenheiros especializados no assunto. O asfalto tem sido o principal material cimentante utilizado na construção de rodovias e vias urbanas. Entretanto, os aumentos do número de veículos comerciais e da carga transportada por eixo, entre outros fatores, contribuem para a ruptura prematura dos pavimentos, resultando em aumento dos custos de manutenção, engarrafamentos e atrasos aos usuários. O aumento do interesse pelo desenvolvimento de materiais mais resistentes para os pavimentos rodoviários se insere no contexto da melhoria das condições das vias a partir da diminuição dos defeitos funcionais e estruturais. As deformações permanentes podem ser decorrentes das solicitações de cargas elevadas associadas a elevadas temperaturas, enquanto o alto grau de trincamento pode decorrer da fadiga dos revestimentos quando não são utilizados materiais, dosagens e projetos adequados. O transporte viário de cargas é de grande volume diário e a pavimentação malfeita com materiais de qualidade ruins aliados a uma crise de responsabilidade política em nosso país, faz com que o asfalto mal feito gere transtornos gravíssimos como acidentes e retrabalho para o setor de Obras do DNER.

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Publicado

2018-12-04

Edição

Seção

Materiais e Energia