Mapeamento Geoecológico Da Susceptibilidade à Ocorrência De Incêndios No Parque Estadual Da Serra Da Concórdia – Valença RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v12i2.1999

Resumo

O estudo foi desenvolvido na área do Parque Estadual da Serra da Concórdia, localizado no município de Valença, Estado do Rio de Janeiro, com uma área total de aproximadamente 804,41ha de vegetação predominante do Bioma Mata Atlântica. Este estudo objetivou mostrar que se aplicando as tecnologias de Geoprocessamento tais como: Sistema de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto, aliado à metodologia analítico-integrativa desenvolvida em pesquisas anteriores é possível elaborar mapas de susceptibilidade à ocorrência de incêndios florestais, que podem contribuir para a prevenção e controle de focos de incêndios na área do Parque já que os focos de incêndios vêm sendo uma das principais causas de degradação dos espaços florestais. Foram utilizados Modelo Digital de Elevação (MDE), Imagens do sensor Ikonos, dados do sensor Modis e Mapa de Uso e Cobertura do Solo para a elaboração e validação dos Mapas de Forma de Encosta, Orientação, Radiação Solar Anual, Combustibilidade e Susceptibilidade à Ocorrência de Incêndios. Para validação da metodologia empregada, utilizaram-se os dados de focos de calor anual, detectados pelo sensor Modis e disponibilizados pelo INPE na área. Estes focos de calor foram espacializados sobre os mapas elaborados, mostrando resultados bastante animadores em relação à eficiência da metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Franco Ferreira, Universidade Severino Sombra

Formação: Engenharia Elétrica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Mestrado: Profissionalizante em Ciências Ambientais - Estratificação de solo para descargas atmosféricas.

Downloads

Publicado

2019-12-09