Avaliação comparativa entre os softwares EBERICK V10 e CYPECAD 2016 para estruturas de concreto armado

Autores

  • Weslen Neri lima Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB/FERP http://orcid.org/0000-0002-2575-316X
  • Phillipe Justino Martins Centro Universitario Geraldo Di Biase-UGB/Aluno
  • Douglas Rosa Jorgino Centro Universitario Geraldo Di Biase-UGB/Aluno

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v12i1.1391

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar os coeficientes de segurança em que os programas Eberick e CypeCAD implementam em seus cálculos, para informar a sociedade qual programa é economicamente mais viável em relação a obra ao qual será calculada. O estudo adotou os procedimentos de pesquisa quantitativa. A coleta e interpretação foram realizadas a partir do lançamento e cálculo de uma estrutura de dois pavimentos com pilares e vigas de menor esbeltez para a verificação do aço com maior precisão. Discute aspectos em relação ao lançamento da estrutura, bem como a interface e interatividade nos dois programas. Analisou-se o preço de compra e comparou-se o melhor custo / benefício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslen Neri lima, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB/FERP

Professor/Engenheiro

Referências

ABNT. (1980). NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estrutura de edificações. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT. (1988). NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

ABNT. (2014). NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimentos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

AltoQI tecnologia em Informática Ltda. (s.d.). AltoQI tecnologia em Informática Ltda. Acesso em 10 de Novembro de 2017, disponível em Site da AltoQI Tecnologia em Informática Ltda: http://www.altoqi.com.br/

CYPE Ingenieros, S.A. (s.d.). Cype Software para Engenharia e Construção. Acesso em 10 de Novembro de 2017, disponível em Site da Cype Ingenieros, S.A.: http://www.cype.pt/

Freitas, A. H., Santos, D. M., Moraes, G. H., & Cury, I. S. (Julho de 2014). Cálculos Estruturais em Concreto Armado: Comparativo entre cálculo manual e com auxílio de software. Revista Pensar Engenharia, 2(2), 19.

Moraes, J. C. (2014). ESTUDO COMPARATIVO DAS CONFIGURAÇÕES E RESULTADOS ENTRE OS PROGRAMAS CYPECAD E EBERICK PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós Graduação em Engenharia Estrutural do Centro Universitário Augusto Motta .

Souza, M. R., & Vargas, A. (Janeiro de 2014). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS SOFTWARES COMERCIAIS PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO. (pp. 1-19). Criciúma: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Materiais e Energia