Retrofit de Painéis Elétricos de um Hospital da Região Serrana com Adequação à NR-10.

Autores

  • Jose Henrique Moreira Rodrigues Universidade Severino Sombra (U.S.S.)
  • Alex Franco Ferreira Universidade Severino Sombra
  • José Thomaz de Carvalho Universidade Severino Sombra
  • Rodrigo de Souza Campista Ferraz Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v10i2.982

Palavras-chave:

NR-10, Retrofit, Painel elétrico.

Resumo

O Retrofit é o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. O projeto tem como fundamento a adequação de um painél elétrico de força e comando de uma instalação industrial, com o intuito  de normatizá-lo de acordo com a NR 10, que diz respeito a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Para adequação proposta, realizou-se inicialmente um estudo das normas vigentes sobre o tema, elaborou-se então um check-list para levantamento das substituições de equipamentos necessárias e por fim um relatório justificando detalhadamente cada item necessário à substituição. As modificações então realizadas foram executadas visando a segurança e eficiência de energia elétrica das instalações com aplicação da NR 10 e posteriormente a proposta execução do Retrofit foi aplicada à outros painéis de mesmas características e especificações técnicas. Conclui-se que o sistema elétrico do local estudado ficará normatizado de acordo com as Leis Vigentes e conforme a NR 10, trazendo maior segurança, confiança e eficiência. O trabalho serve de referência par aplicação das adequações de forma satisfatória em  outros painéis elétricos da mesma instalação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, B. F. et al. Guia Prático de Análise e Aplicação da NR-10.Editora Érica, 2012.

BIZZO, Aguinaldo. Revista O Setor Elétrico, edição Março de 2013

NR-10, 2004. Norma Regulamentadora 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade. Texto dado pela Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004.

GOMES, F. M. A. Análise da conformidade de painéis elétricos com a NR-10: Um estudo de caso realizado em uma subestação industrial. Curitiba/PR. USS. Monografia de especialização de curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, 2013.

QUEIROZ, A. e SENGER, E. C. A natureza e os riscos do arco elétrico, EPIs e Proteção contra Arco Elétrico. [S.l.]: v. 1, ed. 72, p. 46- 51. Disponível em: <http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/ fasciculos.html#catid72>.

SOUZA, J. A. Aplicação da norma regulamentadora NR-10: Um estudo de caso. Vassouras/RJ. USS. Trabalho final de conclusão de curso de Engenharia elétrica, 2013.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos