Aplicação de Ferramentas de Qualidade no Ambiente Acadêmico

Autores

  • Michellen Vasques dos Santos Universidade Severino Sombra
  • Rafael Camargo

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v9i2.625

Palavras-chave:

Qualidade, Melhoria contínua, Produtividade.

Resumo

O presente artigo apresenta a aplicação do 5S e da pesquisa de satisfação, que são duas ferramentas de qualidade ligadas ao curso de Engenharia de Produção, a fim de identificar falhas e encontrar oportunidades de melhorias nos processos de funcionamento da secretaria geral de uma Universidade localizada no interior do Estado do RJ. As duas ferramentas foram trabalhadas visando entender a visão dos usuários e a realidade do dia-a-dia do setor e seus funcionários. A pesquisa de satisfação mostrou a forma de percepção dos clientes quanto ao atendimento, prazos, qualidade dos serviços, e o 5S analisou o ambiente de trabalho e o comportamento dos funcionários. Com a aplicação das mesmas, percebeu-se que há divergências nos resultados encontrados, pois com a pesquisa foi observado um alto nível de insatisfação pelos clientes nos serviços/produtos oferecidos opondo-se a realidade encontrada ao estudar a rotina e o funcionamento para aplicar o 5S em que é cumprido o que realmente é necessário, apesar de terem acontecido relevantes mudanças no cenário ao aplicar a ferramenta de mudança comportamental. Então são diferentes pontos críticos a serem trabalhados, mas cuja análise final ao relacionar visão interna e visão externa foi que predomina a necessidade de correções de fundo informativo, pois quando se tem conhecimento do que será feito ou pedido todas as possíveis lacunas podem ser identificadas e previamente tratadas e obter melhores resultados. Sendo assim foram encontradas oportunidades de melhorias principalmente quanto a comunicação dentro do próprio setor e entre secretaria e alunos.

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Publicado

2016-12-16