UMA PROPOSTA NO MODELO DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM UM PAVILHÃO DE ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Anaíza de S Teixeira
  • Felipe Sombra Santos, Santos
  • Diego Macedo Veneu

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v9i2.363

Palavras-chave:

Modelo de Gestão, Resíduos Sólidos, Destinação final

Resumo

Atualmente nas CEASAs são geradas inúmeras quantidades de resíduos. Em um dos Pavilhões de uma delas, observou-se que grande parte dos resíduos é proveniente da fonte orgânica, papel, madeira e plástico. Os resíduos gerados são coletados na maioria das vezes sem algum tipo de segregação e enviados para os aterros sanitários. Sendo assim, este trabalho propôs um modelo utilizando recipientes identificados para recicláveis e não recicláveis, tentando assim, agregar valor ao material reciclado e minimizar a quantidade enviada para os aterros sanitários dos demais materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro – S/A – CEASA - RJ. <http://www.ceasa.rj.gov.br/ceasa_portal/view/portal.asp>. Acessado em 20 de novembro de 2013.

Compromisso Empresarial Para a Reciclagem – CEMPRE. Review 2013. Disponível em < Compromisso Empresarial PARA a Reciclagem – CEMPRE. Preço do Material Reciclável. Disponível em <http://www.cempre.org.br/download/CEMPRE_review_2013.pdf>. Acessado em: 06 de novembro de 2013.

Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução 275/01. Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. Disponível em . Acessado em 30 de outubro de 2013.

Grimberg, E. A Política Nacional de Resíduos Sólidos: a responsabilidade das empresas e a inclusão social, 2004.

Massukado, L.M. Sistema de Apoio à Decisão: Avaliação de Cenários de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2004. 230p.

Pinto, F.A.R. Resíduos Sólidos Industriais: Caracterização e Gestão. O Caso do Estado do Ceará – Dissertação. 2004.

Plano Nacional de Abastecimento – PNA. Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen, 2013. Disponível em < http://www.abracen.org.br/pna/pna.pdf>.

Seabra, R.S.; Marafon, G.J. Considerações sobre o CEASA-RJ – Comercialização Agrícola no Estado do Rio de Janeiro, 2013.

União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro – UNACOOP. Disponível em: . Acessado em 9 de setembro de 2013.

Vaz, L.M.S.; Costa, B.N.; Gusmão, O.S.; Azevedo, L.S. Diagnóstico dos resíduos sólidos produzidos em uma feira livre: o caso da feira do tomba. Sitientibies, Feira de Santana, n.28, pp. 145-159, jan/jun. 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-16