A importância da manutenção preventiva com foco na redução da manutenção corretiva em equipamentos médicos do Hospital Universitário de Vassouras/RJ
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v15i1.3272Resumo
A Engenharia Clínica tem um papel muito importante de avaliar, prestar manutenções e adquirir equipamentos eletromédicos para as unidades de saúde. A ausência desse setor pode trazer diversos prejuízos sérios, como o subaproveitamento dos equipamentos utilizados pelos médicos e o aumento de manutenções corretivas, o que pode levar a perdas financeiras e até a perda de uma vida. Com isso, o presente artigo visa responder a seguinte pergunta: qual a importância da utilização da manutenção preventiva quando há uma demanda alta de equipamentos que realizam a manutenção corretiva? Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar a importância da realização da manutenção preventiva, com o intuito de reduzir a manutenção corretiva dos equipamentos médicos do Hospital Universitário de Vassouras (HUV). Para a sua elaboração, foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicada, quali-quantitativa e de campo no HUV. Quanto aos resultados, observou-se a importância da realização das manutenções preventivas quando aplicou-se a ferramenta de Criticidade ABC, que teve uma redução significativa de equipamentos quando comparados com a realização da manutenção corretiva. E, assim sendo, conclui-se então que a Engenharia Clínica é importante para o hospital, pois através de estratégias alinhadas, os resultados são satisfatórios e isso acontece desde que o planejamento da manutenção e o controle dos seus indicadores estejam alinhados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marina Brasil Baldez, Melissa, José Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/