O Ensino Semipresencial na Universidade Severino Sombra: uma Visão da Disciplina de Metodologia Científica

Autores

  • Márcio Figueiredo Souza
  • Bruno Morais Lemos

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.269

Palavras-chave:

Ensino semipresencial. Educação à distância. Tecnologia educacional. Ambiente virtual de aprendizagem. MOODLE.

Resumo

Este artigo avalia três semestres letivos de realização do ensino semipresencial na USS, especificamente, no ensino da disciplina de Metodologia Científica, na modalidade semipresencial. O desenvolvimento do processo avaliativo se deu por meio da análise dos resultados obtidos na avaliação dos cursos pelos alunos da referida disciplina, ministrada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, suportado pela plataforma MOODLE. A avaliação do conteudo foi baseada, inicialmente, nas quatro questões do questionário de avaliação diretamente relacionadas à atuação dos tutores e, posteriormente, à avaliação geral contemplando a média geral das médias das questões do instrumento de avaliação. O presente trabalho objetiva, além de estabelecer um registro histórico do início do processo do ensino semip resencial na USS, também apurar o grau de evolução desse processo de ensino-aprendizagem e ainda, identificar oportunidades de melhorias a serem introduzidas no Núcleo de Ensino Semipresencial.

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Publicado

2016-10-05