Conceitos Básicos da Matemática Financeira e sua Relação com os Conteúdos Tradicionais da Matemática

Autores

  • Raphael Pereira dos Santos
  • Janaína Veiga Veiga
  • Ilydio Pereira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v4i2.268

Palavras-chave:

Matemática financeira. Formação continuada de professores. Educação matemática crítica. Fluxo de caixa. Cidadania.

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados parciais obtidos em um curso de formação continuada sobre Matemática Financeira para professores de Matemática do Ensino Médio, ministrado no decorrer da pesquisa objeto da dissertação de mestrado intitulada “Uma Proposta de Formação Continuada sobre Matemática Financeira para Professores de Matemática do Ensino Médio”. Partindo-se da hipótese de que um curso dessa natureza contribui para o desenvolvimento e a qualificação dos professores, objetivou-se mostrar aos docentes a relação dos conceitos básicos da Matemática Financeira com os conteúdos tradicionais da Matemática, ressaltando-se a importância da visualização e do uso de softwares educativos, os quais se constituem em ferramenta de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, tais como juros simples e juros compostos, preço à vista e a prazo, amortização e capitalização. Apresenta-se, também, neste artigo, uma análise da forma como a Matemática Financeira é trabalhada em alguns livros didáticos para o ensino médio, assim como uma proposta de ensino de Matemática Financeira, na qual se mostra o que é o fluxo de caixa, com exemplos animados, utilizando uma ferramenta computacional, além de relacionar esse assunto a outros tópicos da Matemática. Fundamenta-se a pesquisa na perspectiva da Educação Matemática Crítica, por se acreditar que os conteúdos, as estratégias e a análise crítica provenientes da Matemática Financeira, muito mais que descrição de algoritmos, fórmulas e cálculos descontextualizados, favorecem uma educação matemática que estimula a investigação e o espírito crítico do aluno/cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 1988, <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 30 jan. 2010.

Brasil (2009). Guia de livros didáticos: PNLD 2010: alfabetização matemática e

matemática, Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.

D’Ambrosio, U. (2002). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade, São Paulo, Autêntica.

Dante, L.R. (1999). Matemática: contexto & aplicações, volume 1, Rio de Janeiro, Ática.

Evaristo, J. (2002). Aprendendo a programar programando na linguagem Pascal, Rio de Janeiro, Book Express.

Facchini, W. (2006). Matemática para a escola de hoje, São Paulo, FTD.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo, Paz e Terra, 36. ed.

Novaes, R.C.N. (2009). Uma abordagem visual para o ensino de matemática financeira no ensino médio. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Paiva, M. (1995). Matemática, São Paulo, Moderna.

Sá, I.P. de (2005). Matemática comercial e financeira (na educação básica) para educadores matemáticos, Rio de Janeiro, Sotese.

Santos, R.P. dos (2011). Uma proposta de formação continuada sobre matemática financeira para professores de matemática do ensino médio.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra, Vassouras, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-10-05