Simulação Baseada em Arduino e Supervisório SCADABR De Acionamento e Monitoramento Sob Carga de Disjuntor de Média Tensão em Subestações Blindadas
DOI:
https://doi.org/10.21727/teccen.v15i1.2613Resumo
O estudo foi desenvolvido com intuito de utilizar um sistema supervisório e microcontrolador Arduino para monitorar disjuntores que são manobrados sob carga de subestações blindadas, pois este equipamento possui vida útil inferior aos disjuntores que não são utilizados para tal. Contudo, foi necessário escolher um supervisório de custos baixos para implementação e simulação de tais disjuntores, uma programação no Arduino que possibilite a IHM do supervisório comunicar com o processo, resultando no controle dos equipamentos e monitoramento das operações realizadas pelo operador no supervisório e permitindo a contagem de manobras de abertura e fechamento sob carga desses disjuntores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alex Franco Ferreira, Maycon Luiz Santos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/