Determinação da Con centração de Fosfato em Amostras de Detergentes em Pó Utilizando Detecção Titulométrica

Autores

  • Ana Carla da S. Souza
  • Carlos Eduardo Cardoso
  • Miguel Rascado Fraguas Neto

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v3i4.258

Palavras-chave:

Fosfato. Detergente em pó. Eutrofização.

Resumo

O uso excessivo de fósforo na forma de tripolifosfato de sódio (STPP) em detergentes em pó tem e contribuído de maneira significativa no processo de eutrofização da águas e consequentemente na poluição dos corpos hídricos. Visando a redução e eventual eliminação do uso de fosfato nos detergentes, o Conselho Nacional do Meio Ambiente criou a resolução CONAMA 359/05, que dispõe sobre a regulamentação do teor de fósforo em detergentes em pó para o uso no mercado nacional. O presente trabalho tem como objetivo determinar e comparar a concentração de fosfato em detergentes em pó, fabricados em três países (Omã, França e Brasil), de acordo com esta resolução. Para determinar a concentração do fosfato utilizou-se a técnica de titulação por volumetria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anônimo. Relatório da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu nos termos do artigo 16.° do Regulamento (CE) n.° 648/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004, relativo aos detergentes, no que se refere à utilização de fosfatos. Disponível em: http://eur lex.europa.eu/LexUriserv.do?uri=CELEX:52007D C0234:PT:NOT< Acesso em outubro de 2010.

____________. Fabricantes Iniciam a Redução do Teor de Fósforo em Detergentes em Pó. Abipla em Notícias, Edição nº1. Outubro 2005.

____________. Determinação do Teor de Fosfato Inorgânico Dissolvido. Universidade de São Paulo – Instituto de Biociências, Laboratório de Limnologia.

Castro, H. F. Processos Químicos Industriais II: Apostila 6. Faculdade de Engenharia Química de Lorena. 1º Semestre 2001.

Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Resolução Nº 359, de 29 de Abril de 2005. Brasil, 2005.

HENDERSON- Sellers, B. and Markland, H. Z.. “Decaying Lakes: The Origens and Control of Cultural Eutrofication”. New York: Wiley. 1987.

Instituto Adolfo Lutz. “Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz.” V.1: Métodos

químicos e físicos para análise de alimentos, 3ed. – IMESP – São Paulo, 1985.

Luz, A. B. “Zeólitas: propriedades e usos industriais”. CETEM/CNPq., Rio de Janeiro, 1995.

Paranhos, R. “Alguns métodos para análise da água”. Cadernos didáticos UFRJ. Rio de Janeiro, 1996.

Osório, V. K. L.; Oliveira, W. “Polifosfatos em Detergentes em Pó Comerciais.” Química Nova Vol.24 nº5. São Paulo – Setembro/ Outubro 2001.

Saldanha, M. E. P. Meio Ambiente: em sintonia com a vida, disponível em: . Acesso em outubro de 2010.

Downloads

Publicado

2016-10-04