Problema de Alocação de Horários: um Estudo de Caso Utilizando o Software Livre FET

Autores

  • Bruno Marcelo Pena Barata
  • Raphael Carlos de Medeiros
  • Carlos Eduardo Costa Vieira
  • Júlio César da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v3i2.245

Palavras-chave:

Alocação. Horários. Metaheurísticas. FET.

Resumo

Um dos grandes problemas das Instituições de Ensino Superior brasileiras, ao iniciar o seu período letivo, é a programação dos horários das aulas. Este problema, abordado por diversos pesquisadores, se torna de difícil resolução devido ao grande número de possibilidades a serem analisadas e à necessidade de verificação de uma série de requisitos, muitos dos quais, conflitantes entre si, o que torna o espaço de busca vasto e altamente restrito. É uma tarefa difícil que demanda tempo e nem sempre consegue resolver o problema sem conflitos de disponibilidades dos docentes envolvidos. O objetivo deste artigo é propor a automatização da geração das grades horárias para o corpo docente do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), utilizando o software livre Free Timetabling Program (FET), tornando o processo mais rápido, seguro e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Even, S., Itai, A. and Shamir, A. (1976). On the complexity of timetabling and multicommodity flow problems. SIAM Journal of Computation, 5(4), 691-703.

Ferreira, J. C. dos S e Glazar, J. E. (2005). Definição de parâmetros na utilização de meta-heurísticas para a programação de horários escolares. Revista Educação e Tecnologia. 1(1), 1-11.

FET. (2010). “Free Evolutionary Timetabling”, endereço: http://lalescu.ro/liviu/fet/, Acesso em 03/10/2010.

Glover, F. and Laguna, M. (1997). Tabu Search, Kluwer Academic Publishers.

Godbarg, M. C. e Luna, H. P. L. (2005). Otimização Combinatória e Programação Linear: Modelos e Algoritmos, Elsevier, 2. ed. rev. e atual.

Linden, R. (2008). Algoritmos Genéticos, Brasport, 2. ed.. Oliveira, J. A. Construção de Tabela de Horário Escolar na Web. 2003. 84 f. Dissertação (Mestrado em Informática Aplicada) – Curso de Ciência da Computação, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2003.

Resende, M. G. C. and Ribeiro, C. C. (2010) “GRASP”, In: Search Methodologies, Edited by E.K. Burke e G. Kendall, Springer, 2nd edition, 1-25.

Souza, M. J. F. Programação de Horários em Escolas: Uma Aproximação por Metaheurísticas. (2000). 160 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Souza, M. J. F., Maculan, N. e Ochi, L. S., (2000). Melhorando Quadros de Horários através de Caminhos Mínimos. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. 1(2), 515-524.

Souza, M. J. F., Maculan, N. e Ochi, L. S., (2001). Uma Heurística para o Problema de Programação de Horários em Escolas. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional. (2), 213-222.

Downloads

Publicado

2016-10-04