Formulação de um Iogurte Suplementado com Compostos Probióticos, Prebióticos e Polpa de Açaí

Autores

  • Nayhara C. Espindula
  • Carlos Eduardo Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v3i1.239

Palavras-chave:

Polpa de Açaí, probióticos, prebióticos.

Resumo

Visando melhorar a qualidade de vida dos consumidores, estudos no campo da produção de bebidas com características funcionais estão sendo cada vez mais difundidos e a utilização de compostos probióticos como bactérias lácteas e prebióticos como a inulina e a oligofrutose tem sido uma alternativa viável e eficiente. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar, a partir de um planejamento fatorial 3k e da metodologia da superfície de resposta, as melhores condições para o desenvolvimento de uma formulação de iogurte suplementado com oligofrutose e inulina e adicionado de polpa de açaí, bem como as características físico-químicas (pH e acidez) da melhor formulação obtida. Os resultados obtidos mostraram que a formulação contendo oligofrutose e inulina nas concentrações de 12% e 2%, respectivamente, forneceram os melhores resultados (pH=4,5 e acidez=0,66%), de acordo com o especificado pela legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS NETO, B.; SCARMÍNIO, I.S.; BRUNS, R.E., Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria, Campinas: Editora Da Unicamp, 2003.

De BONDT, V. Novas tendências para bebidas funcionais, BRASIL ALIMENTOS, 18, Janeiro/Fevereiro, 2003.

EIRAS, S.P.; CUELBAS, C. J.; de ANDRADE, J.C.. Um Estudo Comparativo sobre a Eficiência de Estratégias Quimiométricas de Otimização, Química Nova, 16, 216 – 219, 1994 FUCHS, R. H. B.; BORSATO. D.; BONA. E.; HAULY M. C. O., Iogurte de soja suplementado com oligofrutose e inulina. Ciênc. Tecnol. Aliment, Campinas, p. 175- 181, jan./mar., 2005.

GREENWOOD, N. N., EARNSHAW, A., Chemistry of the Elements, 2nd ed., Oxford, UK: Butterworth-Heinemann, 1997.

HAULY. M. C. O.; FUCHS R. H. B.; PRUDENCIO-FERREIRA. S. H. Suplementação de iogurte de soja com frutooligossacarídeos:características probióticas e

aceitabilidade. Rev. Nutr., Campinas, p. 613-622, set./out., 2005.

INSTITUTO ADOLF LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolf Lutz. São Paulo: Secretaria do Estado de Saúde, 1976.

JARDIM, M. A. G; MOURÃO, L., GROSSMANN, M., Açaí (Euterpe oleracea

Mart.): possibilidades e limites para o desenvolvimento sustentável no estuário Amazônico. Pará: Editora Museo Paraense Emilio Goeldi, 2004.

KOMATSU. T. R.; BURITI. F. C. A.; SAAD. S. M. I. Inovação, persistência e

criatividade superando barreiras no desenvolvimento de alimentos probióticos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 44, n. 3, jul./set., 2008.

RAUD. C. Os alimentos funcionais: a nova fronteira da indústria alimentar.

Análise das estratégias da Danone e da Nestlé no mercado brasileiro de iogurtes. Revista de sociologia e política vol. 16, n. 31, p. 85-100, Nov. 2008

RAPACCI, M.; Apostila do VI Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Leites Fermentados. Agosto 1999.

TENCHINI DE MACEDO, N.L.; Apostila Tecnologia de Fabricação de Leites

Fermentados. Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Novembro 2000.

INDUSTRIA DE LATICINIOS. Nova legislação de produtos lácteos e de alimentos pra fins especiais. Fonte Comunicações e Editora. São Paulo. 1998.

Downloads

Publicado

2016-10-04