O uso de integradores numéricos no estudo de encontros próximos

Autores

  • Érica Cristina Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.236

Palavras-chave:

integradores numéricos para N-corpos, mecânica celeste, encontros próximos, Sistema Solar

Resumo

O estudo da dinâmica do Sistema Solar necessita de integradores numéricos que reproduzam muito bem suas características dinâmicas durante um intervalo muito grande de tempo. Para o estudo de muitos problemas da dinâmica do Sistema Solar são usados integradores simpléticos, por serem muito mais rápidos do que outros integradores comuns. No entanto, estes integradores não são adequados para estudos de encontros próximos por não conseguirem manter sua precisão durante o cálculo desses encontros. Uma solução alternativa para este tipo de problema são os integradores híbridos pois eles podem resolver a questão dos encontros próximos sem perder muito da velocidade de integração. Neste trabalho, será feito uma revisão sobre a teoria dos integradores híbridos, destacando o uso do integrador MERCURY no estudo de problemas que envolvam encontros próximos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sanz-Serna,J.M. Symplectic integrators for Hamiltonian problems: an overview. Acta Numerica1, pages 243–286, 1992.

Yoshida H. Recent progress in the theory and application of symplectic integrators .Celestial Mechanics and Dynamical Astronomye, 56:27–43, 1993.

Chambers J.E. A hybrid sympletic integrator that permits close encounters between massive bodies. Mon. Not. R. Astron. Soc., 304:793–799, 1999.

Downloads

Publicado

2016-10-03