Explorando as transformações lineares no plano, através do software WINPLOT

Autores

  • Odileia da S. Rosa
  • Leonardo Casanova Casanova
  • Monique S. Lehmann
  • Ivy Goulart Goulart

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v2i2.235

Palavras-chave:

álgebra linear, software Winplot, geometria.

Resumo

As transformações lineares no plano são estudadas com maior afinco nas disciplinas de Álgebra Linear, e estas, muita das vezes não mostram as relações existentes da Álgebra Linear com a Geometria, fato este que faz com que o ensino de tal disciplina torne-se mais abstrata. A proposta deste artigo é explorar atividades com o uso do WINPLOT para mostrar as transformações lineares no plano e os tipos existentes, objetivando dar um suporte maior para a inserção das transformações lineares em outros espaços vetoriais e também estudar a Geometria das Transformações. O fato das transformações também serem uma função justifica ainda mais o uso do WINPLOT. As atividades sugeridas, que contemplam exemplos que facilitará o entendimento das definições que são apresentadas, normalmente, na disciplina de Álgebra Linear, fazendo um elo entre Álgebra e Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, J. P. da. Álgebra Linear – Introdução. Rio de Janeiro: LTC, 1979.

Dienes, Z.P. & Golding, E.W. A Geometria pelas Transformações. São Paulo: Herder,

Fainguelernt, E. K.. Educação Matemática – Representação e Construção em

Geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Fainguelernt, E. K. & Bordinhão, N. de C.. Álgebra Linear / Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Art Bureau Edições de arte, 2000.

Howard, A.. Álgebra Linear com Aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Juanena, J. M. S.. Estudio de una estrategia didáctica basada en las nuevas tecnologias para la enseñanza de la Geometria. Madrid, 2005. Tese – Faculdade de Educação.

Universidad Complutense de Madrid.

Lima, E. L. Conceituação, manipulação e aplicação: os três componentes do ensino de Matemática. Revista do Professor de Matemática. São Paulo, n. 41, 1999, p.1-6

Oliveira, A. M. de & Silva, A.. Biblioteca da Matemática Moderna. São Paulo: LISA, 1968. v.3.

Downloads

Publicado

2016-10-03