Tecnologia da Informação Aplicada a Gerenciamento de Acervo Documental Histórico

Autores

  • Kayo de Almeida Delgado Medeiros
  • Elon Gomes Vieira
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho
  • Magno Fonseca Borges
  • José Jorge Siqueira
  • Antônio de Paula Pedrosa
  • Douglas Moreno Moreira
  • Bruno M. Lemos

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v2i1.233

Resumo

Este artigo mostra a aplicação de Tecnologia da Informação juntamente com conceitos de GED no Centro de Documentação Histórica da Universidade Severino Sombra. Um sistema desenvolvido em plataforma livre, em funcionamento, com finalidade de disponibilizar imagens digitais de acervos históricos sob guarda do Centro de Documentação Histórica. Esta solução foi proposta por um projeto de preservação de todo acervo documental histórico apoiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, com isso o sistema tem por excelência a disponibilização das imagens, cadastro e consulta dos documentos, gerenciamento de desarquivamento, uso e desarquivamento de documentos, cadastro e gerenciamento de usuários com privilégios para cada tipo, registro de ações e histórico de pesquisa por cada usuário e entre outros. Com esta solução é possível disponibilizar um acervo para ser pesquisado por vários usuários ao mesmo tempo e sem danificar o documento original, que estará sempre bem guardado e protegido. O artigo também apresenta uma visão geral das interfaces gráficas do sistema desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, K. D. M ; Carvalho, C. V. A. ; Borges, M. F. ; Izzo, W. P.; Siqueira, J. J.(2008a) . Pesquisa e Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para visualização de imagens digitais. In: I WorkShop de Informática Aplicada e

Desenvolvimento de Jogos para Computatores e Dispositivos Móveis. ISBN:

, 2008, Vassouras. 2008. v. 1. p. 1-4.

Almeida, K. D. M ; Junior, J. A. T. L ; Carvalho, C. V. A. (2008b). Total Cost of

Ownership TCO: Uma Ferramenta Aplicável a todos os segmentos que utilizem TI:Estudo de caso do Centro de Documentação Histórica. In: VII Encontro de Iniciação Científica da USS, 2008, Vassouras. Fusve, 2008. v. 1. p. 1-1.

Cenadem (2008), http://www.cenadem.com.br/ged01.php , acessado em Janeiro de 2009.

Deitel H. M., Deitel P. J. (2002) Java Como Programar: 4ª edição. Bookman 2002. Gonçalves, E. (2008) Desenvolvendo Aplicações Web com Netbeans IDE 6, Editora Ciência Moderna, 2008.

Wikipedia1 (2008), http://pt.wikipedia.org/wiki/GED, acessado em Janeiro de 2009. Wikipedia2 (2008), http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informação, acessadoem Janeiro de 2009.

Downloads

Publicado

2016-10-03