[email protected]

Autores

  • Cláudia Souza Souza
  • Douglas Gasparetto Gasparetto

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v2i1.230

Resumo

Neste artigo é mostrado o desenvolvimento de um banco de dados geográfico para subsidiar a análise da distribuição espacial da incidência da Leshimaniose Visceral no município de Cametá, no estado do Pará. Para tal objetivo desenvolveu-se um banco de dados geográfico com dados ecoepidemiológicos utilizando o PostGis. Após o processo do projeto lógico e físico da base de dados foi elaborado “queries” de consultas espaciais, conectadas ao PostGis, para a extração de informações. Posteriormente, utilizou-se o SIG OpenJump para a elaboração dos mapas temáticos. Como resultado observou-se que com as consultas espaciais, obtêm um rápido resultado sobre quais possíveis criadouros são propícios a proliferação da doença, utilizando as tecnologias PostGis e OpenJump, possibilitando expressar visualmente a incidência da doença de Leishimaniose Visceral no município estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Destro, J. N.; Modelo para WEBMAP: Um estudo de Caso. 2007. 31 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas). Pós-Graduação em Ciências Geodésicas.

Universidade Federal do Paraná. 2007.

Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica ed. MS. Brasília-DF, 2004.

OpenJump. Disponível em: <http://openjump.org/wiki/show/HomePage>. Acesso em

/01/2009.

Postgis, 2005. Disponível em:< http://postgis.refractions.net/>. Acesso em: 21/01/2009.

Resendes, Ana Paula da Costa.; Barcellos, Christovam.; Skaba, Daniel Albert.; Oliveira,Evangelina Xavier Gouveia de.; Gondim, Grácia Maria de Miranda.; Rojas, Luisa Basilia Iñiguez.; Pina, Maria de Fátima de.; Magalhães, Mônica de Avelar F.M.; Santos, Reinaldo Souza dos.; Gracie, Renata.; Santos, Simone M. Sistemas deInformações Geográficas e Análise Espacial na Saúde Pública. Série: Capitação e atualização em geoprocessamento em saúde. Volume 2, 2007.

Souza, C., Gasparetto, D., Souza, C.T.N, Soffiatti, N.F.L., Veiga, N. (2008). “Análise Ecoepidemiológica da Incidência da Doença de Chagas em Abaetetuba, Barcarena e Bragança, no estado do Pará, entre 2000 e 2006, utilizando Geotecnologias Livres”.

XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009.

Waldman, Eliseu Alves; Rosa, Teresa Etsuko da Costa. Vigilância em Saúde Pública.

Disponível em: <http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/

saude_e_cidadania/ed_07/index.html>. Acesso em: 10.nov.2008.

Downloads

Publicado

2016-10-03