Estudo comparativo de sistemas de iluminação aplicados à rodovia

Autores

  • Thaís Werneck de Faria Barros Galvão Universidade de Vassouras
  • Mateus Maranduba Espíndola de Andrade
  • Gleice Queli Conceição Fernandes
  • Pedro Leonardo Silva da Cruz
  • Raphael Alves dos Santos
  • Lucas Soares Penedo

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v13i2.2255

Resumo

A incansável busca pelo desenvolvimento de sistemas de iluminação mais eficientes, vem desencadeando constantes avanços tecnológicos nas mais variadas fontes luminosas. Considerando a utilização de diferentes tipos fontes para aplicação em rodovias, há diversas perspectivas quanto aos fatores que devem ser considerados para definição do sistema mais adequado. O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre os sistemas de iluminação compostos por lâmpadas de vapor metálico, vapor de sódio e LED, aplicados à rodovias. Para a realização desse estudo, utilizou-se o software Dialux, que se fez indispensável permitindo a simulação do projeto e disponibilizando informações das luminárias e gráficos a serem comparados. Observou-se que todos os sistemas analisados atingem o fator eficiência exigido pela NBR 5101:2018, já a escolha do sistema mais adequado está diretamente relacionada com o benefício que se almeja, seja ele quantitativo ou qualitativo. Com o auxílio do Dialux foi possível concluir que, as que as luminárias de LED superam os demais sistemas de iluminação quando levado em conta o tempo de vida útil, consumo, taxa de variação da iluminação, iluminância e distribuição luminosa ao longo da via. Em condições fotópticas e de prazo superior a 6 (seis) anos, o sistema que utiliza LED é o mais adequado para o projeto, mas, quando se trata de investimento imediato, deve ser feito um estudo quanto ao tempo de aplicabilidade e retorno financeiro esperado da aplicação, pois a instalação da luminária de vapor de sódio é a mais econômica a curto prazo.

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Publicado

2020-12-23