Robótica Educacional – Geometria da direção de triciclos com “drive governor”

Autores

  • Fred Santos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v1i2.215

Palavras-chave:

Informática Educativa, Robótica Educacional, Lego e Robolab

Resumo

Esse artigo aborda o projeto de robô móvel em forma de triciclo revelando características peculiares da sua geometria de direção permitindo compreender detalhes de seu dimensionamento a partir do conhecimento do ambiente com o qual ele irá interagir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, M. R. ; SANTOS, F. F.. Estratégia

de alguns professores na construção

de conceitos científicos em ambientes

tecnológicos de aprendizagem. In:

XII ENDIPE - Encontro Nacional de

Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba.

Conhecimento Local e Conhecimento

Universal, 2004. p. 1806-1819.

CRAIG, J. J. Introduction to Robotics –

Mechanics and Control. 2nd edition,

New York: Addison-Wesley, 1989.

CYR M.N. Guia do Programa Robolab,

Girassol, 2003

LEGO, Constructopedia (3804), Guide

for the Robotics Invention System 2.0

LEGO, Subassembly Constructopedia

(9790), Guide for the Robotics Invention

System 1.0

SANTOS, F. F. . Robótica Educacional

com LEGO e ROBOLAB. In: IV Congresso

Estadual de Informática na Educação,

, Rio de Janeiro. Anais do IV

COINFE. Rio de Janeiro : UERJ, 2000.

SANTOS, F. F. ; BASTOS, S. . Apontando

Semelhanças entre as Robóticas

Educacional e Industrial. In: V COINFE

- Congresso Estadual de Informática na

Educação, 2001, Rio de Janeiro. Anais

do V COINFE. Rio de Janeiro : UERJ,

SANTOS, F. F. ; CASTRO, M. R. . A

Robótica Educacional Construindo Conceitos

Científicos no Ensino Médio:

Estratégia de Alguns Professores. In: II

HTEM - 2º Colóquio de História e Tecnologia

no Ensino da Matemática, 2004,

Rio de Janeiro. Anais do II HTEM. Rio

de Janeiro : UERJ, 2004.

Downloads

Publicado

2016-10-03