Uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de regra de três

Autores

  • Robson Damião da Rocha Raimundo
  • Marco Antônio Pereira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v9i1.205

Palavras-chave:

Regra de Três, Enfermagem, Cálculo de Dosagens.

Resumo

Este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem de Regra de Três. Seu desenvolvimento se baseou na hipótese de que esta ferramenta poderia contribuir para a diminuição dos efeitos de erros cometidos por profissionais da Saúde ao administrar e prescrever medicamentos. Esta ferramenta é parte do produto desenvolvido para um projeto do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra. A ferramenta foi submetida a uma avaliação e análise estatística dos resultados, cujo objetivo foi o de observar sua eficácia. Foi desenvolvido um instrumento de avaliação com oito questões retiradas de concursos públicos e processos seletivos para enfermeiros ou técnicos em enfermagem e do ENADE dos anos de 2007, 2010 e 2013. A constatação da eficácia da ferramenta se deu mediante a utilização do teste T de Student pareado para comparar as médias de duas amostras dependentes provindas da aplicação deste instrumento a alunos concluintes de um curso superior de enfermagem. Estas amostras foram resultantes da aplicação do instrumento de avaliação anteriormente e posteriormente à utilização da ferramenta. Demonstrou-se, assim, que a ferramenta contribuiu positivamente no aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, V. T.; Cassiani, S. H. B (2002). Erros na medicação e consequências para profissionais de enfermagem e clientes: um estudo exploratório. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 10(4), 523-9.

Carvalho, V. T.; Cassiani, S. H. B.; Chiericato, C (1999). Erros mais comuns e fatores de risco na administração de medicamentos em unidades básicas de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 7(5), 67-75.

Cunha, A. S (2014). Matemática aplicada à enfermagem: apoio ao ensino do cálculo de dosagem e diluição de medicamentos através de um portal educacional. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras - RJ.

Dantas, R (2011). NetBeans IDE 7 Cookbook. Packt Publishing Ltd.

Deitel, H. M.; Deitel, P. J (2010). Java: Como Programar(8aed.). Prentice Hall.

Fiorentini, D (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, 3(4), 1-38.

Franklin, J (2013). Beginning jQuery. Apress.

Geary, D. M.; Horstmann, C. S (2010). Core JavaServer Faces(3a ed.). Prentice Hall.

Klug, D.; Ramos, M. G (2013). Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, 8(1), 119-37.]

Silveira, M. R. A (2000). A interpretação da Matemática na escola, no dizer dos alunos: ressonâncias do sentido de “dificuldade”. Revista Liberato, 1(1).

Valente, J. A. (2008). Diferentes usos do computador na

educação. Inep, 12(57).

Varaksin, O (2013). PrimeFaces Cookbook. Packt Publishing Ltd.

Downloads

Publicado

2016-10-03