Análise quantitativa do crescimento populacional da cidade de Seropédica-RJ sob a influência dos estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Autores

  • Welber Faustino da Silva
  • Orlando dos Santos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v9i1.204

Palavras-chave:

Crescimento Populacional, Modelagem Matemática

Resumo

Neste trabalho pretendeu-se analisar o quanto os estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que são moradores da cidade de Seropédica, influenciam quantitativamente e economicamente no crescimento da população local, uma vez que a UFRRJ tem sua sede localizada nas proximidades da cidade de Seropédica. Para isso, foi aplicado um modelo de crescimento definido por um sistema de equações diferenciais, devido a Lotka-Volterra, que envolve a iteração entre duas espécies, neste caso a população da cidade e apopulação de estudantes, sabendo que o número de moradias desocupadas é dependente da procura pelos estudantes para aluguéis e estas moradias ocupadas influenciam também a oferta e a construção de novos empreendimentos na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, J. E.D. A polêmica Malthus versus Condorcet reavaliada à luz da transição demográfica, Texto para discussão da Escola Nacional de Ciências Estatísticas}, ENCE/IBGE, nº4, Rio de Janeiro, 2002.

Amorin, M. et al. Modelagem da Dinâmica Popúlacional de CentrocerasVulatum e Ulva Fasciata na ilha de Marambaia, baia de Sepetiba, RJ. XXXIII CNMAC, Águas de Lindoia, São Paulo, 2010.

Boyce, W., DiPrima, R. Equações Diferenciais Elementares e

Problemas de Valores de Contorno”; L.T.C, 7 a Edição, 2002

Carvalho, M., Pereira, O., Análise do Crescimento Populacional da Cidade de Seropédica como Aplicação de Equações Diferenciais. Anais da Jic UFRRJ, Seropédica, 2010.

Cunha, M. Cristina C. Métodos Numéricos, Campinas, SP. Editora Unicamp, 2000.

Edlshein-Keshet, L. Mathematicals Models In Biology”, Birkhauser

Mathematics Series, Mc Graw Hill, Inc.,1987.

Figueiredo, Djairo G. Neves, A.F. Equações Diferenciais Aplicadas”;

Coleção Matemática Universitária, IMPA, 2002.

Murray, J.D.Mathematical Biology. Biomathematics Text”, 2nd edition,

Springer -Verlag,1993.

Ruggiero, M.A.G. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais, 2ed, São Paulo:Pearson,1996.

www.portalseropedica.com, acessado em 17/06/2012

Downloads

Publicado

2016-10-03