A integração da TIC na Escola Básica: Questões para Avaliação

Autores

  • Ana Maria Severiano de Paiva
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho
  • Janaina Veiga Carvalho
  • Irlaine da Paixão Gomes Porto

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v1i1.203

Palavras-chave:

Políticas Públicas – Práticas Pedagógicas- Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Este trabalho discute a integração das tecnologias de informação e comunicação em escolas de educação básica e nível médio, do Estado do Rio de Janeiro. O artigo aponta algumas dimensões dessa questão articulada aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e de uma das suas ações, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) como a problemática da formação de professores, da instituição escolar e da prática pedagógica. Insere-se este trabalho na articulação das linhas de pesquisa do Programa de Pós- Graduação – Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra (USS): a) Metodologias e tecnologias de informação aplicadas ao ensino de matemática; b) Organização curricular em matemática e formação de professores. Refletimos sobre a temática a partir da perspectiva crítico-reflexiva sobre Formação de Professores, colocando em questão os locais dessa formação, os cursos de licenciatura e a escola básica através de uma questão fundamental: como estamos formando professores?

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Publicado

2016-10-03