Geração de energia elétrica por meio do uso do motor Bedini

Autores

  • Filipi Souza Gonçalves UGB/Engenharia Mecânica
  • Rafael Moreira de Castro UGB/Engenharia Mecânica
  • Ricardo de Freitas Cabral UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor
  • Fernando Cezar Lee Tavares UGB/Docente da Engenharia Mecânica

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1431

Palavras-chave:

Baixo custo, Energia ecologicamente correta, Gerador

Resumo

Devido às poluições, ao aumento do consumo, dos custos, e da escassez de energia elétrica, o desenvolvimento sustentável vem servindo de estimulo para a criação de novas fontes de energias. Essa pesquisa foi realizada com a finalidade de aprofundar no estudo de um motor/gerador magnético, denominado motor Bedini, para desenvolver uma nova fonte de energia elétrica ecologicamente correta. O objetivo principal foi utilizar o diagrama do carregador de bateria criado por John Bedini, para desenvolver um motor/gerador de energia elétrica, onde poderá ser utilizado principalmente em residências, tratando-se de um motor que converte a energia mecânica em elétrica, e após a adaptação de alguns imãs permanentes à estrutura do motor, ele transformou-se em um dos meios mais práticos de gerar energia limpa. Para o desenvolvimento técnico da pesquisa foram realizadas as seguintes medidas: cálculo de frequência, capacidade de carga e descarga de Baterias e potência. A pesquisa classifica-secomo qualitativa, pois houve o levantamento bibliográfico realizado através de livros, artigos e agências nacionais, e estes auxiliaram no entendimento e na realização do projeto experimental, assim foi possível realizar estudos das diversas formas de montagem dos tipos de motores existentes e suas capacidades. O projeto foi desenvolvido no laboratório de usinagem no campus Barra do Piraí do Centro Universitário Geraldo Di Biase, e ostestes foram realizados no SENAI e no Colégio Batista Americano, onde se utilizou as ferramentas e os materiais necessários para montagem e medições do experimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Freitas Cabral, UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor

É orientador do mestrado profissional em Materiais do UniFOA e também professor. Possui Doutorado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2011. É professor responsável Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, onde encontra-se alocado no departamento de Engenharia Elétrica. Possui Mestrado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2008.  Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2006. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisa de cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas e reciclagem de resíduos sólidos oriundos de construção civis. Também é revisor da revista Cadernos UniFOA e da revista Teccem.

Referências

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. (2016): Disponível , acesso em 15 de setembro de 2017.

Barbi, I. (1985). Teoria fundamental do motor de indução. Florianópolis: Editora da UFSC.

Bedini, J. C. (2002). Device and method of a back EMF permanent electromagnetic motor generator. U.S. Patent, n. 6, 392, 370.

Carro, C. P. U. (2011). Desenvolvimento de um aerogerador de até 10 KW utilizando materiais magnéticos obtidos por processo de metalurgia do pó.

Chaves, M. T. C. (2013). Utilização de Geradores de Ímãs Permanentes em Aproveitamentos de Energia Renovável.

Dos Reis, L. B. (2015). Editora Manole. Geração de energia elétrica.

Júnior, A. S & Filho, G. L. T. (2007). Série energias renováveis: energias renováveis. Itajubá: Ministério de Minas e Energia, v. 1.

Lindemann, P. (2014). Bedini SG - The Complete Advanced Handbook. Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.

Lindemann, P. & Murakami, A. (2013). Bedini SG - The Complete Intermediate Handbook.Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.

Lindemann, P. & Murakami, A. (2012). Bedini SG - The Complete Beginner's Handbook. Washington: A & P Electronic Media Liberty Lake.

Lopes, S. A. S. (2015). Tecnologias de Armazenamento de Energia para Fornecimento de Serviços de Sistema. Dissertação de Mestrado.

Gomes, P. P., Vieira, J. & Falcão, M. M. (2009). O campo da energia elétrica no Brasil de 1880 a 2002. rap—rio de Janeiro, 43 (2), 295-321.

Pires, J. C. L., Gostkorzewicz, J. & Giambiagi, F. (2001). O cenário macroeconômico e as condições de oferta de energia elétrica no Brasil. BNDES, Area de Planejamento, Departamento Econômico-DEPEC.

Silva, L. L., Morais, R. P., Dornelas, G. N. & Dornelas, L. N. (2016). Proposta de geração de energia elétrica através de roda mecânica impulsionada por imãs permanentes. Revista Edu. Tec., v. 2, n. 1.

Downloads

Publicado

2018-12-04