Alvenaria estrutural na construção civil

Autores

  • Luiz Antonio Avellar Mendes de Avellar Junior Universidade Severino Sombra
  • Beatriz Da Rocha Pereira Menezes Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Luiz Antonio Mendes de Avellar Junior Universidade Severino Sombra
  • Tatiana Ignácio Diniz Universidade Severino Sombra
  • Diego Henriques Motta Eiras Universidade Severino Sombra
  • Gustavo José da Costa Gomes Universidade Severino Sombra
  • Cleber José Fermiano Paschoal Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1282

Palavras-chave:

alvenaria estrutural, construção civil, elementos de vedação

Resumo

A alvenaria estrutural é uma tecnologia construtiva tradicional que vem sendo utilizada há milhares de anos, tendo apresentado nas últimas décadas, grandes e visíveis avanços, tornando-se um processo construtivo racionalizado com normas técnicas consistentes e específicas. Torna-se uma solução bastante viável para o grande déficit habitacional do Brasil, uma vez que é mais rápida, racional e barata, quando comparada com a construção tradicional. O presente artigo tem como foco pesquisar o processo de execução da Alvenaria Estrutural visando demonstrar que a mesma, por ser um sistema construtivo que adota os princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, é bastante adequada para a realidade brasileira. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de execução da alvenaria estrutural, demonstrando seus princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia, que tornam este sistema construtivo bastante adequado para a realidade brasileira. Para tanto, é realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa incluindo obras utilizando este tipo de alvenaria, sendo criteriosamente analisadas e selecionadas. Também são apresentadas fotos de acompanhamento de uma obra utilizando-se alvenaria estrutural, para exemplificação da simplicidade de execução. Como resultado final é verificado que a alvenaria estrutural proporciona uma economia real de dinheiro e de tempo no processo construtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Da Rocha Pereira Menezes, Centro Universitário Geraldo Di Biase

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase

Luiz Antonio Mendes de Avellar Junior, Universidade Severino Sombra

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra

Tatiana Ignácio Diniz, Universidade Severino Sombra

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra

Diego Henriques Motta Eiras, Universidade Severino Sombra

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra

Gustavo José da Costa Gomes, Universidade Severino Sombra

MSc. em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense

Cleber José Fermiano Paschoal, Universidade Severino Sombra

MSc. em Ciências Ambientais pela Universidade Severino Sombra

Referências

ABCI. Manual técnico de alvenaria, Projeto/PW editores, Associação Brasileira da Construção Industrializada. 1990. Editor: Vicente Wissenbach. Coordenação Geral: Carlos Alberto Tauil.

ABNT NBR 15961-1:2011. Alvenaria Estrutural- Blocos de concreto. Parte 1: Projeto.

APP (2010). Conceito de Alvenaria Estrutural pode racionalizar custos de construção. http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2010/12/02/internas_economia,195871/conceito-de-alvenaria-estrutural-pode-racionalizar-custos-de-construcao. Acesso em: 21 de agosto de 2015.

Banco de Obras (2013). Sistemas Construtivos: Alvenaria Estrutural. http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/banco-obras/1/alvenaria-estrutural/. Acesso em 22 de agosto de 2015.

CAMPOS, I.M. (2012) O que é alvenaria estrutural? http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=7&Cod=40. Acesso em 21 de agosto de 2015.

CAVALHEIRO, O. P. Alvenaria Estrutural: Tão antiga e tão atual. Santa Maria. SILVA, A.S. A Evolução dos Edifícios em Alvenaria Auto-Portante. 14f. Seminário, Departamento de Estruturas e Fundação, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009).

COÊLHO, R. S. de A. Alvenaria Estrutural. São Luís: UEMA, 1998.

DUARTE. R. B. Recomendações para o Projeto e Execução de Edifícios de Alvenaria Estrutural. Porto Alegre: ANICER, 1999

FIGUEIRÓ, W. O. Racionalização do Processo Construtivo de Edifícios em Alvenaria Estrutural. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil) - Departamento de Engenharia de Materiais e Construção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

HIRT, E.; MARANGONI, K.P. Estudos sobre a utilização de Alvenaria Estrutural em obras da Região Metropolitana de Curitiba. Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina Trabalho Final de curso como requisito parcial à conclusão do Curso de Engenharia Civil, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

PRUDÊNCIO JR., L.R.; OLIVEIRA, A.L.; BEDIN, C.A. Alvenaria Estrutural de blocos de concreto. Florianópolis: Associação Brasileira de Cimento Portland, 2002.

RICHTER, C. (2007) Alvenaria Estrutural: processo construtivo racionalizado. São Leopoldo Universidade do Vale dos Sinos. Apostila do Curso da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas. www.ceramicapalmadeouro.co..br. Acesso em: 22 de agosto de 2015.

SANTOS, E.V. Alvenaria Estrutural: Características e especificações, instruções de transporte, estocagem e utilização. Ijuí-RS: Cisbra Blocos, 2012.

SILVA, A. M.; COSTA, C. G. Alvenaria Estrutural com Bloco Cerâmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Curso de Engenharia Civil, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2007.

TAUIL, C. A.; NESE, F. J. M. Alvenaria Estrutural. São Paulo: PINI, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-04