Estudo da influência de cal hidratada na permeabilidade do concreto

Autores

  • Fabiana Ferreira da Silva Universidade Severino Sombra
  • Gizele Ferreira da Silva Fiuza Universidade Severino Sombra
  • Laura Heleonora Silva de Souza Bandeira Universidade Severino Sombra
  • Gustavo José da Costa Gomes Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i1.1241

Palavras-chave:

Cal, Concreto, Permeabilidade

Resumo

O emprego de teores de cal hidratada em materiais cimentícios promove alterações demandadas quanto ao seu uso em ambientes críticos. As adições dispostas visam intervir no consumo de hidróxido de cálcio oriundo da hidratação, que ocasiona a diminuição deste composto, levando a um estado superior de facilidade de entrada de íons corrosivos, promovendo desgaste da armadura, uma vez o pH diminuído devido a isto. Foram utilizados para análise, corpos-de-prova com aglomerantes com teores de 100% de cimento Portland, outros com 20% de adição de cal hidratada e os demais com 50% de adição do referido composto. Todos os teores possuem corpos-de-prova variando com o fator água/aglomerantes em 0,4; 0,5 e 0,6, com o intuito de investigar a contribuição da adição da cal hidratada na permeabilidade do concreto elaborado, em teste de permeabilidade e também seu aporte quanto às características físicas dos corpos-de-prova em ensaio de compressão mecânica. Observou-se que as massas elaboradas com a cal hidratada possuíam um menor índice de vazios, oriundo da evaporação da água, influenciando na permeabilidade da pasta, que contribui significativamente na permissividade de agentes agressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira da Silva, Universidade Severino Sombra

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra.

Gizele Ferreira da Silva Fiuza, Universidade Severino Sombra

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra.

Laura Heleonora Silva de Souza Bandeira, Universidade Severino Sombra

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Severino Sombra.

Gustavo José da Costa Gomes, Universidade Severino Sombra

Docente na Universidade Severino Sombra, MSc. em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense; Endereço Av. Exp. Oswaldo de Almeida Ramos 540 CEP: 27700-000, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9778. Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água por imersão – Índice de vazios e massa específica. São Paulo, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9779. Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água por capilaridade. São Paulo, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739. Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. São Paulo, 2007.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. 3. ed. São Paulo: IBRACON, 2008.

PETRUCCI, Eladio G. R. Materiais de Construção. [S.l.]: Globo, 1978. 436 p.

SILVA, Narciso Gonçalves. Argamassas de revestimento de cimento, cal e areia britada de rocha calcária. Curitiba, 2006. 164 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Materiais e Energia