Estudo da microestrutura da resína acrílica

Autores

  • Adan Scaramelo de Rezende Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrando do Mestrado profissional de Materiais
  • Aloano Régio de Almeida Pereira Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrando do Mestrado profissional de Materiais
  • Iago Azevedo Motta Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrando do Mestrado profissional de Materiais
  • Isabelle Souza e Silva Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrando do Mestrado profissional de Materiais
  • Wallace Pará Mendes Centro Universitário de Volta Redonda/ Mestrando do Mestrado profissional de Materiais
  • Ricardo de Freitas Cabral UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i1.1228

Palavras-chave:

Caracterização, Polímeros termoplásticos, DSC, TGA

Resumo

As resinas plásticas são compostos químicos orgânicos de moléculas em forma de grades, ou tipo “tiras”, de grandes pesos moleculares denominados polímeros. Os polímeros por sua vez são resultantes da “união” química de vários elementos moleculares, os mais simples, chamados monômeros. O encontro dos monômeros se dá por reações químicas denominadas polimerização. Conforme ele nos diz, as características físicas ou químicas de cada tipo de resina variam de acordo com o tipo ou tipos de monômeros que lhe deram origem. Cada plástico reúne uma combinação de propriedades que o tornam mais adequado que qualquer outro plástico a um determinado fim.  Podem-se ter vários tipos de classificações para os polímeros, como por exemplo: Polímeros termoplásticos; Polímeros termorrígidos, termofixos ou termoendurecível; Elastômeros (borrachas). Este trabalho analisa amostras e busca caracterizá-las de acordo com o seu tipo. Este material foi detalhado por ensaio de Tração, a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Dureza Shore D, análise calorimétrica exploratória diferencial (DSC), e a termogravimétrica (TGA). As análises permitem levar a conclusão do tipo de material e os ensaios praticados, tanto na análise microestrutural, quanto na análise de dureza com um valor médio na escala shore D de 50,22 HS, evidenciam as características do material estudado como sendo resina acrílica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Freitas Cabral, UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor

É orientador do mestrado profissional em Materiais do UniFOA e também professor. Possui Doutorado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2011. É professor responsável Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, onde encontra-se alocado no departamento de Engenharia Elétrica. Possui Mestrado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2008.  Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2006. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisa de cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas e reciclagem de resíduos sólidos oriundos de construção civis. Também é revisor da revista Cadernos UniFOA e da revista Teccem.

Referências

Abreu Junior, A. L.S, Pimentel, L.S. (2016) Analise experimental do comportamento mecânico do polipropileno em ensaio de tração uniaxial. Niterói, RJ.

Amaral, T. P., Barra, G. M. O., Barcia, F. L. & Soares, B. G. (2001) - Estudo das propriedades de compósitos de polianilina e resina epoxídica.

ASTM E2550 -17 - Standard Test Method for Thermal Stability by Thermogravimetry. (2017)

ASTM D3818-12 - Standard Test Method for Transition Temperatures and Enthalpies of Fusion and Crystallization of Polymers by Differential Scanning Calorimetry. (2012).

ASTM D638 - 10 - Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics (2010).

ASTM E794 - 06 - Standard Test Method for Melting And Crystallization Temperatures By Thermal Analysis (2006).

Candian, L. M. (2007) Estudo do polietileno de alta densidade reciclado para uso em elementos estruturais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Estruturas) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Canevarolo, Jr. & Sebastião, V. (2006). Ciência dos Polímeros. 2ª ed. São Paulo: Artliber Editora, 2006.

Canevarolo, Jr. & Sebastião, V. (2004). Técnicas de Caracterização de polimeros.1ª ed. São Paulo: Artliber Editora.

Cangemi, J. M., Santos, A. M. & Neto, S. C. (2009). Poliuretano: de travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil. Química Nova na Escola, 31 (3), 159-164.

Canto, E. L. (1995). Plástico: bem supérfluo ou mal necessário? 3ª ed. São Paulo: Editora Moderna.

Correa, C. A. (1995). Polímeros: Ciência e Tecnologia, – www.revistapolimeros.org.br, acessada em 10/12/2017.

Coutinho, F. M. B., Costa, M.P.M., Guimarães, M. J. O. C. & SOARES, B.G. (2007). Estudo Comparativo de Diferentes Tipos de Polibutadieno na Tenacifi cação de Poliestireno. Polímeros: Ciência e Tecnologia, 17 (4), 318-324.

Mano, E. B. & Mendes, L. C. (2004). Introdução a Polímeros. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blucher.

Mano, E. B. & Seabra, A. P. (1987). Práticas de química Orgânica. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher.

Marques, F. D., Souza, F. G. & Esperandio, G. O. (2010). Síntese e caracterização de resinas alquídicas: Efeito da presença de água em rota sintética sem uso de solvente e catalisador. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.

Mendes, A. M, Rossini, G. H., Simon, H. J. B. D, Lahr. M. & Pacioni, T. R. (2007). “Resistência dos Materiais Trabalho: Relatório de ensaio de tração com materiais poliméricos.” Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP, Campinas.

Rohde, R. A. (2010). Metalografia: preparação de amostras, LEMM Laboratório de Ensaios Mecânicos e Materiais.

Souza, S. A. (1987). Ensaios Mecânicos de Materiais. 5.ed. São Paulo: Editora Blücher.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Materiais e Energia