Repotenciação de um Transformador de Potência Trifásico de 650 kVA / 750 kVA em Proveito do Aumento de Potência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1226

Palavras-chave:

Repotenciação, Transformador de Potência, Transformador de Distribuição, Ganho de Potência

Resumo

Entre os equipamentos que compõem um sistema de distribuição de energia elétrica, os transformadores são equipamentos essenciais na distribuição de energia, podendo adequar os níveis de tensão do sistema elétrico de potência. Sendo de suma importância a manutenção e por vezes a repotenciação de tais equipamentos. A repotenciação é uma técnica que vem sendo adotada pelas concessionárias e empresas que reusam seus transformadores antigos, visando-se menor custo, melhor prazo de fornecimento e confiabilidade. Este artigo teve por objetivo apresentar as técnicas de aumento de potência nos transformadores antigos das redes de distribuição, aproveitando-se o espaçamento da janela do núcleo e obedecendo-se ao isolamento entre as bobinas. Adotou-se para estudo de caso um transformador de potência abaixador com uma tensão em seu primário de 13.8/11.4kV ligado em Delta, e no secundário uma tensão de 440/254 V ligado em Estrela, com bobinas de cobre eletrolítico, resfriamento com óleo isolante, núcleo com aço silício. Para tornar possível a repotenciação deste transformador seguiram-se as normas vigentes, ABNT NBR 5440:2014 e ABNT NBR 5356:2014, realizando-se os cálculos e ensaios necessários de forma aumentar a potência do transformador para que mesmo atenda com as especificações necessárias do usuário. Concluiu-se que com aplicação de novas técnicas tem se uma redução do impacto ambiental com o descarte dos materiais obsoletos, bem como redução do investimento e um ganho de potência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Franco Ferreira, Universidade Severino Sombra

Formação: Engenharia Elétrica; Engenharia de Segurança do Trabalho; Mestrado: Profissionalizante em Ciências Ambientais - Estratificação de solo para descargas atmosféricas.

Guilherme Ferraz de Oliveira, Universidade Cândido Mendes

Engenharia Elétrica

 

Referências

ALMEIDA, Antônio Tadeu Lyrio. Operação e Manutenção em Transformadores. Escola Federal de Engenharia de Itajuba. 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5356 – Transformador de potência. Rio de Janeiro, 2014

__________. NBR 5440 – Transformadores para redes aéreas de distribuição – Padronização. Rio de Janeiro, 2014.

HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Física 3, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 384 p.

LORENCINI BRASIL. Soluções em Análise de Óleo. Artigo. Disponível em:

<http://www.lorencinibrasil.com.br/blog/equipamentos-associados-transformadores-buchas-e-comutadores/> Acesso em fevereiro de 2016.

MARTIGNONI, Afonso. Transformadores. São Paulo, 8ª Edição, Editora Globo, 1991.

OLIVEIRA, Guilherme Ferraz de; FERREIRA, Alex Franco. Repotenciação de um Transformador de Potência Trifásico de 650 kVA / 750 kVA em Proveito do Aumento de Potência. 2016. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Ciências Tecnológicas e Sociais Aplicadas, Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2016.

O Setor Elétrico Edição 38, março de 2009. Disponível em: <http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materias-relacionadas/89-tcc-reprojeto-de-transformador-com-aumento-de-potencia.html>. Acesso em 15 de fevereiro de 2016.

POWER & LIGHT ENGENHARIA. Transformadores - Manual de manutenção em transformadores de distribuição. Disponível em: < http://www.plengenharia.com.br/index.php> Acesso em 25 de fevereiro de 2016.

SANTOS, Marco Aurélio Da Silva. "A Lei de Lenz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-lei-lenz.htm>. Acesso em 06 de abril de 2016.

WEG INDÚSTRIAS S.A. – Transformadores. Informações Técnicas DT-11. Características e Especificações de Transformadores de Distribuição e Força, Disponível em: Acesso em fevereiro de 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-04