Caracterização mecânica e microestrutural de um aço com baixo teor de carbono – SAE 1010

Autores

  • Adonai dos Santos Neves UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Andriel Sichi UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Antônio Carlos Ramos Júnior UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Claudio Domingos da Silva Junior UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Gelson Reis UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Kleiton Gonçalves Lovati UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Vicente de Sousa UniFOA/Discente do Mestrado Profissional em Materiais
  • Ricardo de Freitas Cabral UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor

DOI:

https://doi.org/10.21727/teccen.v11i1.1204

Palavras-chave:

Aço carbono, SAE 1010, Microdureza Vickers, Dureza Rockwell

Resumo

Muitas são as aplicações para os aços que apresentam baixo teor de carbono. Itens como eletrodomésticos, partes de um automóvel, rodas, entre outras peças, são alguns pequenos exemplos de produtos confeccionados a partir dessa composição de aço, o qual pode compreender o limite de até 0,2 por cento de carbono em sua composição final. Entre os aços com baixo teor de carbono mais amplamente utilizados podemos citar o SAE 1010, SAE 1018 e o SAE 1020. O aço SAE 1010 abriga em sua composição uma concentração de 0,10 por cento de carbono. O objetivo principal deste artigo é a caracterização mecânica e microestrutural de uma referida amostra de aço SAE 1010, através de ensaios de tração, dureza Rockwell, microdureza Vickers, avaliação através de microscopia óptica e também de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos através de microscopia óptica e MEV apresentaram uma microestrutura caracterizada pela presença de ferrita α com alguns poucos pontos de perlita situados em seus contornos de grãos. Os testes de microdureza Vickers foram gerados com duas cargas de indentação e os testes de dureza Rockwell com uma carga de indentação, onde a média dessa carga foi de 99 HRB que, segundo a literatura atual analisada, este valor é compatível com o material aqui pesquisado.

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Biografia do Autor

Ricardo de Freitas Cabral, UniFOA/ Professor responsável Doutor UGB/Professor responsável Doutor

É orientador do mestrado profissional em Materiais do UniFOA e também professor. Possui Doutorado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2011. É professor responsável Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, onde encontra-se alocado no departamento de Engenharia Elétrica. Possui Mestrado em Ciências em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em 2008.  Possui graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, em 2006. Atualmente trabalha com as linhas de pesquisa de cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas e reciclagem de resíduos sólidos oriundos de construção civis. Também é revisor da revista Cadernos UniFOA e da revista Teccem.

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Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Materiais e Energia