A importância do diagnóstico precoce para o sucesso terapêutico na mucocele de apêndice: Relato de caso

Autores

  • Isabela Martins Moreira
  • Luísa Fernandes Rivelli Cardoso
  • Adriana Coutinho Gomes

Palavras-chave:

Apêndice vermiforme, Diagnóstico precoce, Relato de caso

Resumo

Mucocele de apêndice se caracteriza por ser uma patologia rara, e se deve ao acúmulo de secreção mucoide intraluminal, ocasionando dilatação do apêndice vermiforme. Representa 0,2 a 0,3% das apendicectomias, com predomínio em mulheres por volta da sexta e sétima década de vida. Trata-se de uma entidade inespecífica, que pode ter diferentes etiologias, sejam elas benignas ou malignas. É de extrema importância sua identificação e tratamento precoce a fim de se evitar complicações como pseudomixoma peritoneal, uma condição potencialmente fatal, que ocorre pela disseminação de material mucinoso na cavidade peritoneal após a ruptura do apêndice. No entanto, esse diagnóstico precoce é pouco comum devido à escassez de sinais e sintomas da patologia, se tornando útil a obtenção de exames complementares para a suspeição do diagnóstico no pré-operatório. Esse trabalho tem como objetivo relatar um caso de mucocele de apêndice cujo diagnóstico foi sugerido no pré-operatório, ressaltando a importância desse reconhecimento precoce da doença para um desfecho favorável e abordar suas condutas diagnósticas e terapêuticas. O relato de caso aqui apresentado contribui para a literatura enriquecendo os conhecimentos sobre mucocele, pois se trata de uma doença incomum e de difícil diagnóstico. O caso a ser relatado se refere a uma paciente de 56 anos, sexo feminino, sem sinais ou sintomas específicos, no qual o diagnóstico de mucocele foi sugerido de forma precoce e acidentalmente após uma colonoscopia e tomografia computadorizada de abdome, sendo realizado a apendicectomia e tiflectomia como conduta terapêutica, apresentando boa evolução e sucesso terapêutico. O caso relatado ilustra de forma clara o que se tem descrito sobre a conduta diagnóstica e terapêutica da mucocele, ressaltando a dificuldade diagnóstica pré-operatória devido principalmente à pobreza de manifestações clínicas, sendo necessário a realização de exames complementares para diagnóstico pré-operatório, uma vez que, este é essencial para que se possa fazer um planejamento cirúrgico e dessa forma obter bons resultados. Mucocele de apêndice é uma doença incomum, e com alto potencial de se agravar, no entanto, altamente curável com tratamento cirúrgico precoce e adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Guimarães FA. Mucocele of the appendix.Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 2008;35(1):64-65.

Costa RGF. Mucocele of the appendix.Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 2009;36(2):180-182.

Oliveira CC, Pedro RCF. Cistoadenoma Mucinoso De Apêndice Cecal: Relato De Caso. Revista Paraense de Medicina. 2015;29(1):51.

Fonseca, LM. Cyst adenoma of appendix: case report and literature review about mucinous vermiform appendix neoplasms. Revista Brasileira de Coloproctologia. 2008;28(1):89-94.

Karakaya K. Appendiceal mucocele: case reports and review of current literature. World journal of Gastroenterology: WJG. 2008;14(14):2280.

Kim-Fuchs C. “Appendiceal mucocele in an elderly patient: how much surgery.” Case reports in gastroenterology.2011;5.3:516-522.

Demetrashvili Z. Mucocele of the appendix: case report and review of literature. International surgery. 2012;97(3): 266-269.

Khan MR, Rashida A, Taimur S. Intricacies in the surgical management of appendiceal mucinous cystadenoma: a case report and review of the literature.Journal of Medical Case Reports.2010;4.1:1.

de la Fuente-Lira M. Mucocele apendicular y colecistitis aguda gangrenada. Cirugía y Cirujanos.2006;74(4)273-277.

Reis MA. Mucocele of the Appendix as a Rare Differential Diagnosis of Ovarian Cancer. Journal of Gynecologic Surgery.2011;27(3): 167-169.

Ashrafi M. Intussusception of the appendix secondary to mucinous cystadenoma: A rare cause of abdominal pain. International journal of surgery case reports.2011;2(2):26-27.

Utrillas Martínez AC. Mucocele apendicular. Revista Española de Enfermedades Digestivas.2008;100(11):739-740.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Moreira, I. M., Cardoso, L. F. R., & Gomes, A. C. (2017). A importância do diagnóstico precoce para o sucesso terapêutico na mucocele de apêndice: Relato de caso. Revista De Saúde, 8(1 S1), 67–68. Recuperado de http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1062

Edição

Seção

Resumo - Suplemento