Projeto “O universitário transformador na comunidade: Pequenas ações, grandes inovações!”

Autores

  • Maria Cristina Almeida de Souza
  • Elisa Maria Amorim da Costa
  • Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves
  • Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior
  • José Carlos Dantas Teixeira

Palavras-chave:

Educação Médica, Medicina, Comunidade

Resumo

Ciente de seu compromisso com a promoção da inclusão social, a Universidade Severino Sombra desenvolve o projeto “O Universitário Transformador na comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”, que tem o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Representa concretização de um novo caminho, acolhedor e humanizado para se cuidar de pessoas. Institucionalizado, o projeto conta com professores e alunos dos cursos de medicina, medicina veterinária e odontologia, que realizam ações de promoção e recuperação da saúde de moradores dos bairros Ipiranga e Itakamosi, em Vassouras. Compartilhamento de saberes, estabelecimento de vínculo e de laços de confiança, realização de ações motivadores para autocuidado e assistência básica à saúde estão entre os pilares do projeto. Aos alunos é oportunizada realização de visita domiciliar, compreensão do processo saúde-doença e atuação na comunidade por meio da realização de ações promoção e recuperação da saúde e prevenção ao surgimento de doenças. Por meio do mapeamento do território, da realização de ações de vigilância à saúde e da identificação dos determinantes para o adoecimento, os alunos do primeiro período do curso de medicina compreendem os fatores de risco para o surgimento de doenças e o papel do profissional de saúde nas ações intersetoriais. Ações de educação em saúde são executadas pelos acadêmicos do 2o. período de medicina. Curso de Medicina - 3o período: oferecem aos moradores assistência básica de qualidade. Dados antropométricos são verificados e sinais vitais aferidos, contribuindo para qualidade de vida das pessoas. Aquelas que têm necessidade de atendimento especializado, são encaminhadas ao ambulatórios do Hospital Universitário Sul Fluminense, garantindo assim resolutividade da atenção. Animais da localidade onde o projeto é desenvolvido contam com a assistência prestada pelos alunos de medicina veterinária. Equipamento social imprescindível ao empoderamento dos atores sociais envolvidos no projeto, a Escola Municipal Joaquim Pinto e Souza, no bairro Ipiranga, é locus de atuação dos alunos de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Costa EMA, Carbone MH. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Rubio. 2009.

Andrade R. O perfil do médico a ser formado no novo projeto de graduação em Medicina. 2010. [online] [capturado 29 abr. 2013]; Disponível em: http://www.escolasmedicas.com.br/art_det.php?cod=181.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

de Souza, M. C. A., da Costa, E. M. A., Gonçalves, S. J. da C., de Almeida Júnior, E. H. R., & Teixeira, J. C. D. (2017). Projeto “O universitário transformador na comunidade: Pequenas ações, grandes inovações!”. Revista De Saúde, 8(1 S1), 42. Recuperado de https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1021

Edição

Seção

Resumo - Suplemento