Influência da técnica mioaponeurótica de crochetagem na cicatriz de mamoplastia: relato de caso

Autores

  • Taise de Souza Buchner Discente do curso de fisioterapia da Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Paulo Caminha de Amorim Docente da Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Henrique Baumgarth Docente da Universidade Estácio de Sá e Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rio de Janeiro, Brasil.
  • Eduardo Tavares Lima Trajano Docente da Universidade Severino Sombra (USS), Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil / Laboratório de Biomorfologia e Patologia Experimental (LBPE).

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v7i1.91

Palavras-chave:

Mamoplastia, Cicatriz, Especialidade fisioterápica.

Resumo

A mamoplastia redutora está entre as cinco cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, porém uma das possíveis complicações é a aderência cicatricial no local da cirurgia. O objetivo do estudo foi investigar o efeito da técnica de crochetagem na cicatriz de pós-operatório de mamoplastia. Uma paciente do sexo feminino com cicatriz decorrente de mamoplastia redutora, apresentando diminuição da amplitude de movimento (ADM) para extensão de tronco, abdução horizontal direita/esquerda e desconforto respiratório seis anos após a cirurgia procurou a fisioterapia e foi tratada através da técnica de crochetagem. Os graus de ADM antes e após o tratamento foram registrados e comparados. Após o tratamento, os seguintes percentuais de melhora nos movimentos foram observados: 100% na extensão do tronco, 21.8% na abdução horizontal direita, 31% na abdução horizontal esquerda. Em conclusão, a técnica de crochetagem obteve resultados positivos no tratamento da redução de movimentos originada de formação de cicatriz de mamoplastia, melhorando a taxa de ADM e reduzindo o desconforto respiratório nesta paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Tafuri LSA, Gobbi H. Hiperplasias epiteliais em espécimes de mamoplastia redutora estética bilateral e mamoplastia redutora contralateral a câncer de mama. J Bras Patol Med Lab. 2005 Abr 02 (41): 135-141.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) [Internet] Cirurgia plástica [Acessado em 22/09/2012] Disponível em: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/materia-folha-de-sao-paulo/

Araujo CDM et., al. Influência da Hipertrofia Mamária na Capacidade Funcional das Mulheres. Revista Brasileira Reumatologia. 2007. Abr 02 (47): 91-96.

Amorim PC. A técnica da diafibrólise percutânea no tratamento das aderências e cicatrizes. [Monografia]: Universidade Severino Sombra; 2005.

Borges FS. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. Editora: Phorter; 2010.

Baumgarth, H [Internet].Os benefícios da crochetagem no tratamento dos sintomas do neuroma de morton – estudo de caso. 2005. Acessado em 22/09/2014 – Disponível em: www.crochetagem.com.

Baumgarth, H., et al.Alterações morfofuncionais em processo cicatricial induzidos pela técnica de crochetagem. Revista NovaFisio. Mar/Abril. 2008; Edição 61: 25-28.

Oliveira BTM. A utilização de crochetagem na cicatriz queloideana abdominal proporcionando ganho de arco de movimento no ombro. [Monografia]: Universidade Estácio de Sá; 2004

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Buchner, T. de S., de Amorim, P. C., Baumgarth, H., & Trajano, E. T. L. (2016). Influência da técnica mioaponeurótica de crochetagem na cicatriz de mamoplastia: relato de caso. Revista De Saúde, 7(1), 46–49. https://doi.org/10.21727/rs.v7i1.91

Edição

Seção

Fisioterapia