Olhar-se sem cabelos - estudo de enfermagem sobre mulheres com alopécia decorrente da quimioterapia antineoplásica

Autores

  • Marilei de Melo Tavares Souza Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS, Universidade Severino Sombra
  • Fabrícia de Mello Cordeiro Moura Universidade Severino Sombra/USS.
  • Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva Universidade Severino Sombra/USS.
  • Pamela dos Santos Costa Universidade Severino Sombra
  • Nébia Maria Almeida de Figueiredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v8i2.874

Palavras-chave:

Enfermagem, neoplasias, quimioterapia antineoplásica, alopécia

Resumo

Mulheres passam a ter o corpo fragmentado durante tratamento oncológico, com queda dos cabelos decorrente da quimioterapia antineoplásica. Objetiva-se identificar reações de mulheres submetidas à quimioterapia antineoplásica frente à perda de seu cabelo; e discutir as implicações advindas da alopecia para implantação de estratégias para o cuidado e enfermagem a clientes com câncer em quimioterapia antineoplásica. Metodologia: pesquisa qualitativa com abordagem metodológica da Sociopoética. Com 30 mulheres em tratamento quimioterápico, no Centro Oncológico de Vassouras/RJ. Dados da pesquisa obtidos em dinâmica de sensibilidade/criatividade e entrevista. Com aprovação do CEP, em cumprimento a Resolução 510/16 do CNS/MS. Resultados: corpo holístico - família e religião representam o momento que vivenciaram queda dos cabelos; corpo belo - feminilidade não foi afetada pela alopecia, importaram-se em estar vivas; corpo ecológico - animais e paisagens representam a fase como sendo de transformação; corpo doente/mutilado – alopecia é passageira. Conclusão: o estudo permitiu identificar feminilidade entre as mulheres mesmo sem cabelos. Este estudo se configura como contribuição para o cuidado de enfermagem a mulheres com alopecia em decorrência da quimioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei de Melo Tavares Souza, Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS, Universidade Severino Sombra

Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/PPGENFBIO. Mestre em Ensino de ciência da Saúde e do Ambiente. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra, Vassouras, RJ. Brasil.

Fabrícia de Mello Cordeiro Moura, Universidade Severino Sombra/USS.

Enfermeira graduada pela UniversidadeSeverino Sombra/USS.

Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva, Universidade Severino Sombra/USS.

2Thiago Augusto Soares Monteiro da Silva. Doutorando do Programa de Pós graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem USS.

Pamela dos Santos Costa, Universidade Severino Sombra

Pós-Graduanda no Curso de Enfermagem em UTI da Universidade Severino Sombra/USS. Enfermeira pela Universidade Severino Sombra/USS.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Professora Emérita da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Orientadora de Doutorado e Mestrado na UNIRIO.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Professora Titular da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/USP. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Coordenadora do Doutorado em Enfermagem e Biociências  PPGENFBIO/UNIRIO. Orientadora de Doutorado e Mestrado Acadêmico em Enfermagem – PPGENF/UNIRIO.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Silva SED, Araújo JS, Chaves MO et al. Social representations about the disease of women with cervico-uterine cancer. J. res.: fundam. care. [online]. 2016 jan./mar; 8(1):3667-3678.

Shimada CS. Efeitos Adversos no Tratamento Quimioterápico: Uma Visão para Enfermeiros e Farmacêuticos. 1ª ed. São Paulo: Planmark; 2009.

Minayo MCS (Org.). Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2007.

Santos I, Gauthier J. A Sócio-Poética: fundamentos teóricos, técnicas diferenciadas de pesquisa, vivência. – Rio de Janeiro: UERJ, DEPEXT, NAPE; 1996.

Santos I, Gauthier J. Enfermagem: Análise Institucional e Sócio-Poética. – Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; 1999.

Tavares CMM. Como desenvolver experimentações estéticas para produção de dados na pesquisa sociopoética e abordagens afins? Revista Pró-UniverSUS. 2016 Jul./Dez.; 07 (3): 26-31.

Figueiredo NMA, Carvalho V. O corpo da enfermeira como instrumento do cuidado. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

Souza MMT, Tavares CMM, Gama NL, Passos JP. Primer Drama - A Technical Education Product. J. res.: fundam. care. [online]. 2015 out./dez.; 7(4):3543-3553.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: HUCITEC; 2010.

Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Rev. bras. enferm.[online]. 2011; 64(1):53-59.

Fornazari SA, Ferreira RR. Religiosidade/espiritualidade em pacientes oncológicos: qualidade de vida e saúde. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010; 6 (2): 265-272.

Camargo TC. O ex-sistir feminino enfrentando a quimioterapia para o câncer de mama: um estudo de enfermagem na ótica de Martin Heidegger/Teresa Caldas Camargo. Rio de Janeiro: UFRJ; 2000. XII, 180 p.

Camargo TC, Souza IEO. Enfermagem à mulher em tratamento quimioterápico: uma análise compreensiva do assistir. Revista Brasileira de Enfermagem, 1998 jul./set; 51(3):357-368.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Souza, M. de M. T., Moura, F. de M. C., Silva, T. A. S. M. da, Costa, P. dos S., Figueiredo, N. M. A. de, & Passos, J. P. (2017). Olhar-se sem cabelos - estudo de enfermagem sobre mulheres com alopécia decorrente da quimioterapia antineoplásica. Revista De Saúde, 8(2), 16–22. https://doi.org/10.21727/rs.v8i2.874

Edição

Seção

Enfermagem