A Obesidade e seus Efeitos no Diagnóstico do Câncer de Próstata e Níveis Séricos do Antígeno Prostático Específico (PSA)

Autores

  • Tales Araujo
  • Tatiana Ribeiro Nascimento
  • Alcendino de Almeida Júnior
  • Paula Pitta de Resende Côrtes

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v3i1.86

Palavras-chave:

PSA. Câncer de próstata. Obesidade.

Resumo

Estudos recentes sugerem que a obesidade está correlacionada com menores níveis de PSA, o que talvez influencie na recomendação para a realização da biópsia de próstata, explicando, talvez, o pior prognóstico observado entre os homens obesos. Até a presente data, muitos relatos foram discutidos sobre uma suposta relação inversa entre o PSA e índice de massa corporal (IMC) em pacientes com câncer de próstata, e a maioria dos estudos, por sua vez, mostram que os níveis de PSA são menores em homens obesos. Tais achados nos fazem questionar quanto à empregabilidade dessa relação inversa (PSA/IMC) na prática clínica, assim como os possíveis benefícios desta correlação para os pacientes obesos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Araujo, T., Nascimento, T. R., Júnior, A. de A., & de Resende Côrtes, P. P. (2016). A Obesidade e seus Efeitos no Diagnóstico do Câncer de Próstata e Níveis Séricos do Antígeno Prostático Específico (PSA). Revista De Saúde, 3(1), 57–67. https://doi.org/10.21727/rs.v3i1.86

Edição

Seção

Artigos Originais