DESCRIÇÃO DE ADAPTAÇÃO DA TÉCNICA DE COLETA DE SANGUE POR PUNÇÃO CARDÍACA EM SERPENTES, ATRAVÉS DO ESTUDO EM CASCAVÉIS (Crotalus durissus)

Autores

  • Laura Nunes
  • Ana Paula Martinez De Abreu
  • Álvaro Alberto Moura Sá dos Passos
  • Fábio Sartori
  • Gustavo Silveira Gonçalves
  • Bernardete Maria De Souza

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.783

Palavras-chave:

Coleta de sangue, Animais Silvestres, Serpentes

Resumo

A necessidade de padronizar a técnica de punção em serpentes é um decorrente desafio na clínica de animais selvagens, o presente trabalho propõe uma nova angulação para punção cardíaca em Crotalus durissus (cascavel), normalmente as escolhas na punção são as veias coccígeas caudais e palatinas, ou ramos espinhais dorsais das veias espinhais dorsolaterais, entretanto ambas se mostram pouco eficientes em cascavéis nas amostras sanguíneas acima de 1ml. A técnica descrita propõe que por meio de palpação localiza-se ventralmente a base do coração, que é reconhecida pela forte pulsação local, e em posição lateralizada pelo lado direto, no espaço entre as junções das sexagésima oitava escama ventral com as escamas latero dorsais, cuidadosamente insere-se a agulha em uma angulação de 90°, retirando o sangue lentamente para não promover o colabamento das paredes cardíacas. Esta técnica foi reproduzida em cinco indivíduos, que após serem submetidos à técnica apresentaram normalidade em seus padrões clínicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva JCR. Tratado de animais selvagens-medicina veterinária: Editora Roca; 2007.

Neves Júnior J, Machado R, Pires J, Lauriggio A, Passos A, Couto A. Descrição de uma nova técnica para punção venosa em serpentes, através do estudo em jibóias (boa constrictor). Revista da Universidade Rural - Série Ciências da Vida. 2006;26(Suplemento).

Borges AR, Rios CHV, Lemos M, Vashist U, de Sousa BM. Blood samples from Liophis typhlus (Linnaeus, 1758)(Serpentes, Dipsadinae) by cardiac puncture without surgical procedures. Revista Brasileira de Zoociências. 2014;15(1, 2, 3).

Fudge AM. Laboratory medicine: avian and exotic pets: Elsevier Health Sciences; 2000.

GONÇALVES G. Manual de emergência em aves. São Paulo: MedVet. 2010.

Divers SJ, Mader DR. Reptile medicine and surgery: Elsevier Health Sciences; 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Nunes, L., De Abreu, A. P. M., Sá dos Passos, Álvaro A. M., Sartori, F., Gonçalves, G. S., & De Souza, B. M. (2017). DESCRIÇÃO DE ADAPTAÇÃO DA TÉCNICA DE COLETA DE SANGUE POR PUNÇÃO CARDÍACA EM SERPENTES, ATRAVÉS DO ESTUDO EM CASCAVÉIS (Crotalus durissus). Revista De Saúde, 8(1), 22–24. https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.783

Edição

Seção

Medicina Veterinária