Ceratocone: uma revisão quanto ao diagnóstico e tratamento
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v13i2.2921Resumo
Ceratocone é uma doença que afeta a córnea, essa é um tecido do olho humano que apura a qualidade da imagem produzida na retina. Constitui-se de uma membrana convexa, translúcida, inervada, sensível, sendo o único tecido avascular do corpo humano que se situa na parte anterior do globo ocular. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com base em 20 artigos escolhidos por sua importância, relevância e dados levantados, variando entre os anos de 1945 e 2019, com o uso dos bancos de dados Scielo, Pubmed e Lilacs. Bem como o uso da tomografia da córnea e do segmento anterior, estudada por Bruno de Freitas Valbon, et al. , parece ser um método eficaz para aumentar a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico e detecção precoce da ectasia corneana do tipo ceratocone. Como também, Bernardo Teixeira Lopes, et al. , estudou o perfil de espessura horizontal detectando o ceratocone, com capacidade comparável aos índices mais complexos. O diagnóstico do ceratocone abrange uma cuidadosa análise da córnea, abrangendo mecanismos simples aos mais complexos. Já o tratamento, destaca-se o crosslinking como método terapêutico efetivo, até o transplante de córnea nos últimos casos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bhiannca Oliveira, Lívia Oliveira Delgado Mota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/