Prevalência de Lesões Osteomusculares em motoristas de ônibus: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2651

Resumo

INTRODUÇÃO: Lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER / DORT) são uma síndrome que vem se tornando motivo de debate mundial, impactando o sofrimento psíquico dos trabalhadores e gerando prejuízos bilionários à sociedade. MATERIAL E MÉTODO: Revisão integrativa, sendo realizado o levantamento dos artigos nas bases de dados Scielo, MedLine, Lilacs, a partir da questão norteadora da busca: “Quais regiões do corpo apresentam maior prevalência de lesões musculoesqueléticas em motoristas de ônibus? ”. Assim, as palavras-chave: “Transtornos traumáticos cumulativos (leia / Dort)” foram cruzadas; “Saúde do trabalhador”; “Condução de veículos”; "Epidemiologia"; "Qualidade de vida". RESULTADOS: 123 artigos foram encontrados nas bases de dados selecionadas para a busca. Após as buscas, por meio da leitura do título e do resumo, foram selecionados 10 artigos, dos quais três artigos foram excluídos por abordarem a prevalência de lesões musculoesqueléticas em outra população que não os motoristas, restando, assim, sete artigos após leitura na íntegra que contemplava o método metodológico critérios estipulados para o desfecho pretendido, com cinco artigos em português e dois em inglês. DISCUSSÃO: As regiões corporais com maior prevalência de lesões osteomusculares em motoristas de ônibus foram ao longo da região do esqueleto axial, principalmente com prevalência de dor na parte superior das costas, ombros, pescoço, braços e mãos, região lombar, membros inferiores, tais como joelhos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há elevada prevalência de lesões musculoesqueléticas em motoristas de ônibus, afetando principalmente membros superiores (ombro, pescoço, braços, punhos / mãos) seguidos de membros inferiores (joelhos) e região lombar.

Palavras-chave: Transtornos traumáticos cumulativos (LER/DORT); Saúde do trabalhador; Condução de veículo; Epidemiologia; Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Holanda da Silva, D., Rodrigues Carvalho, A. ., Silva de Freitas Adad, R. B. ., de Carvalho, A. . ., Maria Alves Pereira, T. ., & Macedo de Sousa, I. . (2021). Prevalência de Lesões Osteomusculares em motoristas de ônibus: Uma revisão integrativa. Revista De Saúde, 12(2), 13–16. https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2651