Avaliação do conhecimento sobre iniciação científica em alunos de medicina

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2568

Resumo

Introdução: A participação do aluno em atividades de iniciação cientifica (IC) proporciona a sua inserção precoce na área de pesquisa, com consequente aquisição de conhecimentos, que serão importantes para sua vida profissional, além servir de estímulo para o seu futuro ingresso, em programas de pós graduação. O objetivo do presente estudo foi obter um panorama do conhecimento sobre IC por estudantes de medicina. Metodologia: Estudo observacional e transversal sobre o conhecimento em relação às atividades de iniciação científica, através da aplicação de questionário anônimo online, em alunos do curso de medicina, sobre assuntos relacionados a IC. Resultados: Dos 224 entrevistados, 176(78,57%) não atuam em iniciação científica, 181(80,8%) desconhecem os trâmites para obtenção de um parecer pelo Comitê de Ética em Pesquisa, 103(45,98%) nunca produziram um tema-livre e não sabem o que é e 123(54,91%) nunca produziram um artigo científico. Mais da metade dos alunos, 117(52,23%), não possuíam o cadastro no currículo Lattes. Conclusão: Foi possível observar através do presente estudo, que os estudantes de medicina possuem muitas dúvidas nos temas relacionados à produção cientifica durante a graduação. A maioria deles não atua em iniciação científica e nunca participou de grupos de pesquisa

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Pedro de Resende Côrtes, J. ., Marques dos Santos, S. C., Lemos de Souza Macedo, T. ., de Souza Côrtes Junior, J. C., Pitta de Resende Côrtes , P., & Picone Borges de Aragão, I. . (2021). Avaliação do conhecimento sobre iniciação científica em alunos de medicina. Revista De Saúde, 12(2), 2–7. https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2568