Estudo do perfil epidemiológico dos pacientes portadores de tuberculose na Região de Saúde Centro-Sul (RJ) dos casos confirmados entre 2015 e 2019.

Autores

  • Renato Borges Universidade de Vassouras
  • Sebastião Cunha Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2450

Resumo

Cerca de um terço da população mundial possui infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, sendo de 5% a 10% dessas pessoas, ou adoecerão, ou se tornarão infectantes da tuberculose em algum momento de suas vidas. O objetivo do presente estudo é desenhar o perfil epidemiológico com as características mais comum dos pacientes com tuberculose nos últimos 5 anos (2015 a 2019) na Região de Saúde Centro-Sul (RJ), visando a criação de ações para a prevenção da ocorrência de novos casos, diminuindo morbidades e mortalidade, além de diminuir o gasto com tuberculose pelo SUS de forma local. Trata-se de um estudo transversal, observacional, quantitativo, descritivo, onde os dados foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Net, dos anos de 2015 a 2019. Foram notificados 741 casos de tuberculose no período, onde o perfil mais comum encontrado foi de pacientes com escolaridade com ensino médio completo, raça branca, sexo masculino, entrada sendo um caso novo, forma pulmonar, positividade para HIV menor que o índice nacional e com maior percentual de teste, menor índice de realização de tratamento supervisionado e maior índice de encerramento por cura. Existem ações específicas que podem ser implementadas de acordo com cada cidade que compõem a Região de Saúde Centro-Sul (RJ) para melhorar os índices, embora, como visto nos resultados, está superior à média nacional em muitos pontos.

Palavras-chave: Tuberculose; Perfil de saúde; Controle de doenças transmissíveis;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Franco Borges, R., & Jorge da Cunha Gonçalves, S. (2021). Estudo do perfil epidemiológico dos pacientes portadores de tuberculose na Região de Saúde Centro-Sul (RJ) dos casos confirmados entre 2015 e 2019. Revista De Saúde, 12(2), 49–58. https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2450

Edição

Seção

Saúde Pública