ERITEMA MULTIFORME INDUZIDO POR HIDROXICLOROQUINA: RELATO DE CASO

Resumo

As farmacodermias possuem uma incidência em torno de 5 a 30%, dentre 3 a 6% de todas as admissões hospitalares. As reações medicamentosas adversas (RMA) estão entre as principais causas de morte em vários países. O objetivo deste estudo foi relatar o caso de uma paciente com quadro clínico de Eritema Multiforme após o uso de Hidroxicloroquina em terapia para Chikungunya (CHIKV). O caso evoluiu para um exantema generalizado. Após a remissão das lesões cutâneas, foi diagnosticado como Artrite Reumatóide (AR) soronegativa. Prosseguiu-se a terapêutica com corticoide e metrotexato com significativa melhora do quadro. Este estudo concluiu a importância no cuidado com o diagnóstico diferencial pelo CHIKV e na elucidação do efeito colateral em consequência do uso de Hidroxicloroquina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marise Maleck, Universidade severino Sombra
Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra
João Pedro Araújo Bruno, Curso de Medicina, Pró-reitoria de Ciências Médicas, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Estudante de medicina. Contribuição no artigo: Concepção e planejamento do estudo, Elaboração e redação do manuscrito, Obtenção, análise e interpretação dos dados , Participação
intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados

Maria Olivia de Lima Bezerra, Curso de Medicina, Pró-reitoria de Ciências Médicas, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Possui graduação e especialização em Medicina pela Universidade Severino Sombra (1989). Atualmente é professor da Universidade Severino Sombra. Contribuição no artigo: Aprovação da versão final do manuscrito, Concepção e planejamento do estudo, Elaboração e redação do manuscrito, Participação
efetiva na orientação da pesquisa, Participação intelectual em conduta propedêutica e/ou terapêutica de casos estudados, Revisão crítica do manuscrito

Publicado
2020-06-16
Como Citar
Maleck, M., Bruno, J. P. A., & Bezerra, M. O. de L. (2020). ERITEMA MULTIFORME INDUZIDO POR HIDROXICLOROQUINA: RELATO DE CASO. Revista De Saúde, 11(1), 2-4. https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.2057
Seção
Relato de Caso