Arboviroses: Estudo Longitudinal de Casos de Dengue

Arboviruses: Longitudinal Study of Dengue cases

  • Marise Maleck Universidade severino Sombra
  • Barbosa, Victor FJ 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3027-9578
  • Cruz, Igor LS 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 3Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 4Laboratório de Entomologia Médica e Forense, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 5Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7376-6184
  • Gonçalves, SJC 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4228-4641
  • Orsini M 6Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 7Universidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8526-6937
  • Ferreira, Adriano G 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7044-8439

Resumo

A dengue configura-se atualmente como a arbovirose mais prevalente no mundo. Cem milhões de habitantes de países tropicais se infectam, por ano, com o vírus causador da dengue, que é hoje objeto da maior campanha de saúde pública do Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar os casos de dengue notificados no município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, RJ. O levantamento foi realizado a partir dos boletins epidemiológicos colhidos no Centro de Vigilância em Saúde (CVS), da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Vassouras, RJ. Foram identificadas as áreas mais acometidas com casos de suspeita de dengue e realizada uma análise comparativa dos dados colhidos no período de 2014 a 2017. De acordo com os dados colhidos, a área Grecco manteve-se um número de notificações de casos em 3 anos consecutivos de abrangência deste estudo. E os maiores índices em 2 anos consecutivos mostraram as áreas do Centro, Madruga e Carvalheira. Ao analisar o período de maior ocorrência, a estação mais crítica foi o outono, com maior número de notificações da doença. Este estudo possibilitará um controle mais eficaz desta arbovirose no município de Vassouras.

Biografia do Autor

Marise Maleck, Universidade severino Sombra
Laboratório de Insetos Vetores, Universidade Severino Sombra
Barbosa, Victor FJ, 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

em experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina preventiva e Saúde coletiva. Participou do Projeto Ipiranga - Universitário Transformador e também de um Curso Teórico e Prático de Cirurgia Plástica, oferecido pela USS. Concluiu com êxito um curso de Primeiros Socorros oferecido pela ONG Projeto Vidas, em 2014, encontra-se no cargo de Presidente da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Universidade Severino Sombra. Foi presidente da Liga Acadêmica de Reumatologia e vice-presidente da Liga acadêmica de Cardiologia e UDT da Universidade Severino Sombra. Realizou com êxito a atividade de Monitoria concursada da disciplina de Biofísica e Fisiologia I e II no ano de 2015 e da disciplina Anatomia Aplicada Sistêmica em 2016 e da disciplina de Reumatologia em 2017. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica durante dois anos consecutivos (julho de 2014 a julho de 2016). Exerceu o papel de presidente do projeto de extensão "Programa de instrução, conscientização e promoção da saúde no município de Vassouras-RJ" realizado no período de 01 de agosto a 17 de novembro de 2016 e de janeiro a junho de 2017. Encontra-se como bolsista de iniciação científica pela FAPERJ.

Cruz, Igor LS, 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 3Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 4Laboratório de Entomologia Médica e Forense, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 5Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Graduado em Biomedicina pela Universidade Severino Sombra (2011-2014). Ingresso de Iniciação Científica no Laboratório de Insetos Vetores/USS (2011-2014), nas linhas de pesquisa "Estudo de produtos naturais isolados de plantas brasileiras sobre o desenvolvimento e fisiologia de Oncopeltus fasciatus", "Educação Antidengue" e "Biologia, aspectos comportamentais e perspectivas para o controle de Aedes albopictus e A. aegypti através da utilização de produtos naturais de plantas". Bolsista pelo CNPQ no último projeto citado (2014). Com habilitação em Parasitologia e Patologia Clínica,e registro no CRBM nº25389. Contemplado no Programa de Treinamento e Capacitação Técnica em "Controle alternativo dos mosquitos do gênero Aedes, com ênfase em Aedes aegypti através de substâncias naturais de plantas.", FAPERJ. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras (2016-2018).

Gonçalves, SJC, 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra (1991), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1985) e Mestrado em Psicologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2004). Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Especialização Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA) e Especialização em Gestão Em Saúde da Família 2010 pela UERJ. Professor Titular da Universidade de Vassouras, dos Cursos de Enfermagem e Medicina. Tem experiência na área de Enfermagem e Medicina, com ênfase em Administração dos Serviços de Enfermagem na Atenção Primária, Organização dos Serviços da Atenção Primária, Gestão em Atenção Primária em Saúde, Epidemiologia, Saúde Coletiva, Seminário de Integração Curricular, Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária em Saúde, Projetos de Extensão Comunitária, com ênfase em Saúde Coletiva. Professor componente do NDE, NUPPEEn e Colegiado do Curso de Enfermagem. Professor dos Cursos de Enfermagem e Medicina. Membro do Comitê de Científico. Membro do Comitê de Ética Institucional, Grupo de Trabalho para avaliar os POPs do Curso de Enfermagem.

Orsini M, 6Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas em Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 7Universidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Médico com Doutorado em Neurologia pela UFF e Pós-Doutorado pela UFRJ. Vice-Coordenador do Departamento de Neurologia da Associação Médica Fluminense - AMF - Niterói. Professor do Programa de Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde - Universidade de Vassouras - USS. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia. Editor in Chief of Neuroloical Science Journal. Atualmente cursando o Pós-Doutorado em Funcionalidade e Movimento Humano - UFPI e Professsor da Faculdade de Medicina da Universiade Iguaçu. Grupo de Pesquisa da UNIG "Envelhecimento em Saúde".

Ferreira, Adriano G, 1Laboratório de Insetos Vetores, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil; 2Pró-Reitoria de Ciências da Saúde, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Bacharel em Farmácia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2011). Cursando medicina na Universidade Severino Sombra , RJ.

Publicado
2019-12-09
Como Citar
Maleck, M., Fellipe Justiniano Barbosa, V., Luiz Souza da Cruz, I., Jorge da Cunha Gonçalves, S., Orsini, M., & Garcia Ferreira, A. (2019). Arboviroses: Estudo Longitudinal de Casos de Dengue. Revista De Saúde, 10(2), 31-36. https://doi.org/10.21727/rs.v10i2.1977
Seção
Artigos Originais