“CAFF Cuida”- A importância da educação em saúde na formação médica

Autores

  • Júlia Pereira Alvim
  • Eliton Edimilson do Couto
  • Isabôr Cerqueira da Silva
  • Karolina Lacerda
  • Joyce Abreu Rocha
  • Paula Pitta de Resende Côrtes
  • Edsneider Rocha Pires de Souza

Resumo

O CAFF Cuida é um projeto de extensão universitária que visa promover ação social, centrada na educação em saúde, por meio da inserção dos acadêmicos de medicina nas escolas/creches municipais de Vassouras/RJ. Assimila, desse modo, a diversidade que singulariza o indivíduo no contexto do grupo social em que está inserido. O projeto, previamente autorizado pela Secretaria de Educação de Vassouras/RJ, foi iniciado no segundo semestre de 2014 e, atualmente, possui 8 escolas participantes. Cada escola é destinada a uma turma ingressante no curso de medicina, que será responsável pelas ações ali realizadas. Integrantes do projeto realizam, juntamente com a Secretaria de Educação, um cronograma com temas a serem abordados nas escolas participantes. Em um primeiro momento, os acadêmicos sofrem capacitação, que é ministrada por profissional habilitado, sobre o tema pré-determinado. Posteriormente, elaboram uma proposta de ação e um relatório final que a descreva, encaminhado à Extensão Universitária. As abordagens nas ações visam, além do caráter informativo de educação em saúde, o aspecto social e humanístico, que permitem que o discente tenha uma formação consolidada. Os alunos das escolas, acadêmicos do curso de medicina, comunidade e escola, de modo geral, se beneficiam a partir dessa intervenção que permite a promoção de educação em saúde por meio do conhecimento adquirido na universidade e da troca de experiências entre os envolvidos. Tais ações permitem o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina em relação ao perfil do formando egresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gastão WSC. Humanização na Saúde: Um projeto em defesa da vida?, Interface- Comunic, Saúde, Educ. 2005 mar-ago;9(17):389-406.

Rios IC.Humanização: a Essência da Ação Técnica e Ética nas Práticas de Saúde. Revista Brasileira De Educação Médica. 2009;33(2):253–261.

Reis AOA, Marazina I, Gallo PR. A humanização na saúde como instância libertadora. Saúde soc. 2004;13(3):36-43, 2004.

Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15874-rces003-14. Acessado em 31 julho de 2016

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Alvim, J. P., do Couto, E. E., da Silva, I. C., Lacerda, K., Rocha, J. A., Côrtes, P. P. de R., & de Souza, E. R. P. (2017). “CAFF Cuida”- A importância da educação em saúde na formação médica. Revista De Saúde, 8(1 S1), 94. Recuperado de https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1073

Edição

Seção

Resumo - Suplemento