Responsabilidade social da Universidade Severino Sombra por meio do Projeto Ipiranga

  • Maria Cristina Almeida de Souza
  • Carolina de Paula Oriolli da Silva
  • Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior
  • Renan Vinícius Santos de Oliveira
  • José Carlos Dantas Teixeira
  • Marcos Antônio Mendonça
  • Lucio Caparelli Caparelli
Palavras-chave: Universidade, Medicina, Educação Médica

Resumo

A responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Como formadoras de competências, as IES tem importante papel na formação dos seus discentes também em aspectos sociais. Cabe às universidades trazerem ao conhecimento dos seus alunos os problemas da sociedade para que através destes possam ser criadas soluções viáveis, inovações e a responsabilidade com a sociedade de forma geral. Objetiva-se neste trabalho relatar o compromisso social desempenhado pela Universidade Severino Sombra (USS) por meio do Projeto Ipiranga. Este projeto, realizado no bairro Ipiranga, às margens do rio Paraíba do Sul, entrecortado pelos trilhos da rede ferroviária, na periferia do município de Vassouras, localizado na região centro sul do Estado do Rio de Janeiro residem aproximadamente 300 famílias, totalizando cerca de 800 pessoas, que embora disponham de equipamentos sociais como Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) e de Escola Municipalizada enfrentam as adversidades decorrentes de suas precárias condições socioeconômicas.Nesse contexto percebeu-se a possibilidade de atuação dos alunos do curso de medicina da USS na promoção da saúde dos moradores por meio de ações relacionadas à questão ambiental e assistência à saúde. Estabeleceu-se uma via de mão de mão dupla com a comunidade haja vista o compartilhamento de saberes entre os moradores e os alunos. A parceria comunidade/universidade permitiu a USS fortalecer seu compromisso social por meio da promoção de ações contribuidoras para a qualidade de vida das pessoas do local.

Referências

Ribeiro RC, Magalhães AM. Política e Responsabilidade Social na Universidade. Conceitos e desafios. Educação, Sociedade & Culturas. 2014;42:133-156.

Georgen P. Universidade e compromisso social. In Ristoff D, Sevegnan P (Orgs.). Educação superior em debate: Universidade e compromisso social. 2006:65-95. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Reis AL, Bandos MFC. A responsabilidade social de instituições de ensino superior: uma reflexão sistêmica tendo em vista o desenvolvimento. Disponível em<http://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/esp1_8cbs/artigos_8cbs_2012.html>. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Sistemas. PUC/MG. Poços de Caldas, 2012. Acesso em 15/08/2015. FAPERJ

Publicado
2017-08-31
Como Citar
de Souza, M. C. A., de Paula Oriolli da Silva, C., de Almeida Júnior, E. H. R., de Oliveira, R. V. S., Teixeira, J. C. D., Mendonça, M. A., & Caparelli, L. C. (2017). Responsabilidade social da Universidade Severino Sombra por meio do Projeto Ipiranga. Revista De Saúde, 8(1 S1), 44. Recuperado de http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1026
Seção
Resumo - Suplemento