Sistemas de Informações em Saúde: Potencialidades e Dificuldades vivenciadas por profissionais/acadêmicos na prática assistencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2961

Resumo

O presente estudo busca elucidar as dúvidas do cotidiano dos profissionais de saúde e dos acadêmicos da área de saúde, quanto aos sistemas de informações da saúde (SIS), e o acesso aos dados e informações confiáveis e pertinentes para o planejamento, implementação e tomada de decisão das suas atividades. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório do estado da arte no período de 2010 a 2020. Os achados retratam o reconhecimento da evolução tecnológica e a importância das informações para a segurança e confiabilidade no planejamento da assistência à saúde. Porém, a realidade diversificada das regiões brasileiras ainda traz limitações. O aprimoramento é imprescindível e o processo é contínuo no tratamento dos dados locais, que deve levar em consideração o princípio da equidade no momento de elaborar novas políticas como a da informatização dos prontuários dos pacientes.

Palavras - Chave: Sistema de Informação, Assistência à Saúde, Qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Graduando de Medicina/ Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ. Brasil.

Gabriel Porto Soares, Universidade de Vassouras

Médico/Cardiologista/ Doutorado em Cardiologia UFRJ. Professor do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ. Brasil.

Denize Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Administradora/Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ. Brasil.

Thaiana Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Médica/Anestesista/ Mestranda do Mestrado Interinstitucional da Universidade de Vassouras / Médica do Hospital Universitário de Vassouras, Vassouras, RJ. Brasil.

Gustavo Campos de Farias Kifer Moreira Ribeiro, Universidade de Vassouras

Graduando de Medicina/ Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ. Brasil.

Yan Rodrigo de Almeida Machado, Universidade de Vassouras

Graduando de Medicina/ Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-23