A Dimensão Afetiva e as Competências Socioemocionais na Formação do Enfermeiro: Um Estudo Sociopético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2872

Resumo

Originado do projeto de Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Objetivo geral: Compreender o desenvolvimento da dimensão afetiva e das competências socioemocionais através das experimentações estéticas da sociopoética. Objetivos específicos: Discutir com os graduandos de enfermagem suas vivências socioemocionais durante o curso de graduação em enfermagem, considerando o ensino teórico-prático e o estágio curricular, com enfoque na dimensão afetiva e nas competências socioemocionais; Refletir acerca do potencial de inovação da sociopoética no campo das emoções; Propor medidas para valorização da abordagem socioemocional na formação do enfermeiro; Refletir acerca das experiências emocionais dos alunos durante o período de pandemia do Coronavírus. Método: estudo sociopoético, cujos sujeitos são os alunos do 6° período do curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Produção dos dados realizada por meio do dispositivo do grupo –pesquisador através das experimentações estéticas da sociopoética. Os dados foram tratados mediante o estudo filosófico sociopoético. Resultados preliminaries: três categorias emergiram dos dados: “O ato cognoscente no processo de formação’’, ‘’A necessidade de ser um enfermeiro que irá marcar/iluminar a vida do outro’’, ‘’As dificuldades socioafetivas dos professores de graduação no ensino remoto/virtual’’. O dado mais evidente e oposto ao que se pretendia na dinâmica proposta, foi a falta de intermediação ou mesmo alusão aos vídeos apresentados (música e poesia). Os alunos apenas responderam ao tema gerador através de suas produções.

Palavras-Chave: Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina Oliveira Lima, Umiversidade Federal Fluminese

Enfermeira, Doutoranda do Programa Acadêmico de Ciências do Cuidado em Sáude da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense - Doutora em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2021-06-22