Desafio do egresso de enfermagem para inserção no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2683

Resumo

No período de graduação os estudantes de enfermagem sonham e criam grandes expectativas para o momento em que possam ingressar no mercado de trabalho, conquistar um emprego e poder praticar todo conhecimento adquirido durante os anos, se torna o maior desejo do aluno assim que conclui a graduação, no entanto encontram grandes dificuldades no início da carreira. O estudo tem como objetivo indentificar as dificuldades dos egressos de enfermagem na sua inserção ao mercado de trabalho a partir da literatura existente. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada em base de dados LILACS, Scientific Eletonic Library Online (SciELO), no período de 2011 a 2020, foi utilizado o operador Booleano and junto com os seguintes descritores: enfermagem; egressos; mercado de trabalho. Os resultados apontam para expectativas dos egressos de enfermagem: dilemas e desafios; e para o processo formativo - ampliando oportunidades para o mercado trabalho em enfermagem. Percebe-se que existe uma grande dificuldade dos egressos de enfermagem na sua inserção no mercado de trabalho. Conclui-se que é necessário realizar pesquisas sobre este tema para assim conseguir indentificar as dificuldades do egresso na sua prática profissional e criar métodos que auxiliarão os recém-formados neste período de insersão no mercado de trabalho

Palavras-chaves: Enfermagem; Egressos; Mercado de Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Borges Mello, Universidade de Vassouras

Acadêmica da graduação em enfermagem pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Lilia Marques Simões Rodrigues, Universidade de Vassouras

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. 

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras

Psicóloga. Pós-Doutora pela UERJ. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Eliara Adelino Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeira e Terapeuta Holística. Mestre em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pela UNIFOA. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Thiago Augusto Silva, Universidade de Vassouras

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Denise Duarte Celento, Universidade de Vassouras

Administradora. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15