Gestão das pandemias sob a ótica da bioética principialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2665

Resumo

Introdução: Na última década, foram registradas duas pandemias de grande impacto em saúde pública, a causada pelo vírus Influenza A, em 2009, e pelo SARS-CoV-2, iniciada ao final de 2019. Contudo, suas implicações transpõem os limites sanitários, abarcando questões importantes concernentes aos princípios bioéticos implícitos nestes contextos. O objetivo do estudo foi refletir sobre as medidas adotadas na prevenção e contenção de pandemias, analisando-as sob a ótica da bioética principialista. Materiais e métodos: Estudo descritivo, documental, de natureza qualitativa. Resultados: Observou-se que os países adotaram medidas preventivas no modelo de educação em saúde, limitação de atividades com o distanciamento social e a vigilância dos casos diagnosticados. Considerações finais: Com o estudo, foi possível observar o engajamento de todos os países no enfrentamento das pandemias, respeitando os princípios da bioética, a exceção da justiça e da autonomia, estas restringidas por ações técnicas e governamentais, e por escassez de recursos.

Palavras-Chave: Bioética; Controle; Pandemia; Prevenção; Principialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caiuze Aguiar Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Enfermeira, Mestranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Cattiúscia Batista Bromochenkel, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Chrisne Santana Biondo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Professora assistente da Universidade Federal da Bahia, Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Gabriela Donha Yarid Angelieri , Universidade Cidade de São Paulo

Estudante de Medicina na Universidade Cidade de São Paulo, Pinheiros, São Paulo.

Taís Donha Yarid Angelieri, Universidade Cidade de São Paulo

Estudante de Medicina na Universidade Cidade de São Paulo, Pinheiros, São Paulo.

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigo Premiado em Evento Científico