O Enfermeiro na Estratégia Saúde da Família no enfrentamento da COVID-19: Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i2.2458

Resumo

Introdução: Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa que tem como objetivo caracterizar o papel do enfermeiro atuante na Estratégia Saúde da Família no enfrentamento da COVID-19. Tendo em vista a probabilidade e rápida propagação da COVID-19, o enfermeiro dentro da Estratégia Saúde da Família contribui de forma relevante para o enfrentamento e combate à doença. Metodologia: os dados foram extraídos da Biblioteca Virtual de Saúde no período de julho a agosto de 2020, em base de dados indexadas. Utilizou-se os descritores: “Infecções por Coronavirus”; “Estratégia Saúde da Família” e “Enfermagem”. Foram selecionados, no total, 8 artigos para análise. A descrição do processo se deu através do fluxograma Prisma. Resultados e Discussão: Os artigos foram unânimes quanto a importância da figura do enfermeiro no embate a doença. Diante desse contexto, o enfermeiro na ESF está na vanguarda na prevenção e promoção à saúde nos casos da COVID-19, enfrentando sérias implicações para que suas condições de trabalho e sua segurança pessoal sejam reconhecidas. Entretanto, para além desse reconhecimento, precisam ser traduzidas em políticas eficazes, de suporte e consideração permanente a esses profissionais que estão travando uma luta contra o vírus, colocando-se em risco para a contenção da pandemia. Conclusão: Percebe-se que, no surgimento da COVID-19, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos na Estratégia Saúde da Família para esclarecer seus impactos na comunidade e no sistema de saúde. Sabe-se que as recomendações e protocolos serão revistos continuamente, logo, torna-se imprescindível aos pesquisadores, gestores e profissionais da saúde a atualização e revisão constante desses documentos, indispensáveis para a prática do enfermeiro atuante na Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adicéa Souza Ferreira, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa UFF-Niteroi- RJ

Pós- graduada em Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase no Cliente Adulto e Idoso pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- UFF (2014); Especialista em Saúde da Família nos Moldes Residência pela Faculdade de Enfermagem Anna Nery-UFRJ(2017). Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde, pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-UFF (2018); Mestranda do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde: Docente Interdisciplinar para o SUS -Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-UFF; Integrante do Grupo de Pesquisa NUPGES-UFF; Enfermeira; Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Petrópolis/RJ com atuação na Estratégia Saúde da Família; Tenho experiência na área de Enfermagem em Terapia Intensiva(Adulto/Idoso),Enfermagem Pediátrica e Neonatal, Enfermagem em Saúde da Família e Gestão em Saúde Pública.

Juliana Cezário Ferreira da Silva Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Pós-Graduada em Enfermagem em Cuidados Intensivos com ênfase em cliente adulto/idoso pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010). Pós-Graduada em nível de Especialização sob a forma de treinamento para Enfermeiros nos moldes de Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2012). Pós-Graduada em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - FIOCRUZ (2015). Mestrado Profissional em Telessaúde - UERJ (2019) em andamento. Atualmente é Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família - Secretaria Municipal de Saúde /Petrópolis. 

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16