Caracterização de usuários dos Centro de Testagem e Aconselhamento no Brasil: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i2.2371

Resumo

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), são caracterizados como serviços públicos de saúde que contribuem com ações de diagnóstico e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), ademais contêm valorosa fonte de informações que viabilizam a análise e descrição do perfil social, epidemiológico e comportamental da população usuária do serviço. Objetivou-se caracterizar o perfil sociodemográfico, epidemiológico e comportamental dos usuários assistidos nos Centros Testagem e Aconselhamento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, para tal foi estabelecida a questão norteadora: Qual o perfil sociodemográfico, epidemiológico e comportamental da população que utiliza os serviços oferecidos no CTA ao longo dos anos? Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, aproveitou-se 19 artigos, após pesquisa nas bases de dados Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde. No Brasil, encontram-se diferenças regionais a respeito do perfil das pessoas que buscam o serviço do CTA, relacionadas ao sexo e a características socioeconômicas. Estudos apontam que o perfil dos usuários é similar em sua maioria no que diz respeito ao sexo, a faixa etária adulta, ao nível de escolaridade médio e ao não uso do preservativo em relações sexuais eventuais/fixas. Assim, conclui-se é através das ações dos CTA’ s que torna- se exequível acompanhar o status sorológico, o perfil dos usuários infectados e da mesma forma as variáveis da clientela usuária em cada realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Souza da Costa Pereira , Colegiado de Enfermagem, Centro Universitário FG (UNIFG)

Enfermeira. Mestra em Saúde Coletiva pela UEFS.

Pablo Luiz Santos Couto, Colegiado de Enfermagem, Centro Universitário FG (UNIFG)

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem e Saúde pela UESB, Mestre em Enfermagem na linha de Gênero, Mulher e Saúde pela UFBA.

Marielle Maria Azevedo Silva Rodrigues, Secretaria de Saúde, Coordenação de Imunização, Prefeitura Municipal de Estância

Enfermeira pela UNIRB.

Nayara Teles dos Santos , Hospital Regional de Estância

Enfermeira pela UNIRB

Beatriz da Costa Pereira , Colegiado de Psicologia, Centro Universitário FG (UNIFG)

Graduanda em Psicologia pela UNIFG.

Tarcísio da Silva Flores , Colegiado de Direito, Centro Universitário FG (UNIFG)

Advogado. Especialista em Direito do Trabalho e Previndenciário.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16